Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

É falsa a informação que diz que eleitores do ES já votaram no 2º turno, segundo Justiça Eleitoral

Comprovantes foram fotografados após terem sido descartados incorretamente por gráfica contratada pelo TSE

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) tem circulado nas redes sociais a informação de que eleitores da 36ª Zona Eleitoral, que fica em Pancas, no Noroeste do Estado, já teriam votado no 2º turno das Eleições 2022. A Corte alega se tratar de mais uma fake news disseminada no período eleitoral.

O Tribunal informou que a notícia tem sido espalhada acompanhada de uma foto em que surgem alguns comprovantes de votação amassados, com número da zona eleitoral, seção e nome de alguns eleitores.

A Corte eleitoral explica que isso aconteceu porque a gráfica licitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazer a impressão dos cadernos de votação para o TRE-ES, ao detectar um erro numa prova de impressão, não fez o descarte adequado do material, deixando os comprovantes de votação íntegros.

O TRE-ES reforça que o cartório da 36ª Zona Eleitoral recebeu apenas um caderno de votação para cada turno e que nenhum eleitor votou para o próximo pleito, que será realizado no dia 30 de outubro.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do TSE e do TRE-ES

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.