Folha Vitória É falsa a informação que diz que eleitores do ES já votaram no 2º turno, segundo Justiça Eleitoral

É falsa a informação que diz que eleitores do ES já votaram no 2º turno, segundo Justiça Eleitoral

Comprovantes foram fotografados após terem sido descartados incorretamente por gráfica contratada pelo TSE

Folha Vitória
Foto: Reprodução/ WhatsApp
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) tem circulado nas redes sociais a informação de que eleitores da  36ª Zona Eleitoral, que fica em Pancas, no Noroeste do Estado, já teriam votado no 2º turno das Eleições 2022. A Corte alega se tratar de mais uma fake news disseminada no período eleitoral.

O Tribunal informou que a notícia tem sido espalhada acompanhada de uma foto em que surgem alguns comprovantes de votação amassados, com número da zona eleitoral, seção e nome de alguns eleitores.

A Corte eleitoral explica que isso aconteceu porque a gráfica licitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazer a impressão dos cadernos de votação para o TRE-ES, ao detectar um erro numa prova de impressão, não fez o descarte adequado do material, deixando os comprovantes de votação íntegros.

O TRE-ES reforça que o cartório da 36ª Zona Eleitoral recebeu apenas um caderno de votação para cada turno e que nenhum eleitor votou para o próximo pleito, que será realizado no dia 30 de outubro.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do TSE e do TRE-ES

Últimas