Folha Vitória ES recebe alerta vermelho para chuva forte e tempo severo até o Natal

ES recebe alerta vermelho para chuva forte e tempo severo até o Natal

Os alertas do Incaper e Defesa Civil ocorrem devido às condições meteorológicas favoráveis para ocorrência de acumulados significativos...

Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Defesa Civil emitiram boletins meteorológicos nesta terça-feira (20) com previsão de tempo severo "alerta vermelho" e nível de atenção para o Espírito Santo. Os alertas ocorrem devido às condições meteorológicas favoráveis para ocorrência de acumulados significativos de chuva pelo Estado.

Segundo o instituto, o alerta é válido desta quarta-feira (21) até o dia 25, devido às condições meteorológicas favoráveis para ocorrência de acumulados significativos de chuva pelo Estado.

Foto: Reprodução/Incaper
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Nas áreas em destaque, são grandes as chances de ocorrência de danos a propriedades, a vegetação, a vida de pessoas e animais.

Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil através do telefone (27) 3194-3652. Informações sobre alertas vigentes para o Espírito Santo estão disponíveis no site ALERTA!

Já o boletim da Defesa Civil afirma que, as condições para chuva forte aumentam no estado desde o início da quarta-feira (21). Além disso, não se descarta a ocorrência de chuva forte e grandes acumulados em alguns trechos como na região Centro e Sul do Espírito Santo. A temperatura diurna tende a diminuir na maior parte do estado. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A quinta-feira (22) tem diminuição do acumulado de chuva no centro-sul do estado, com temperatura máxima amena para esta época do ano em praticamente todas as regiões. O extremo-norte segue com condições para pancadas de chuva, não se descartando a ocorrência de chuva forte e acumulados expressivos em alguns trechos, principalmente na região Norte do Estado. 

Na sexta-feira (23), a temperatura segue amena para esta época do ano no estado e chove a qualquer hora em todas as regiões. Trechos da metade Norte capixaba continuam com risco de chuva forte e acumulados expressivos de precipitação. 

Além disso, de acordo com o cenário mais provável da previsão, há um indicativo para acumulados de precipitação da ordem de 150-250 mm em trechos do Espírito Santo. O cenário “pessimista” sugere acumulados ainda maiores em alguns trechos.

Espírito Santo também recebe alerta de perigo laranja

O Espírito Santo recebeu um alerta de perigo, indicado na cor laranja, para chuva forte e ventos intensos. O aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet) é válido até a manhã desta quarta-feira (21), dia em que começa a verão no hemisfério sul. 

Segundo o Inmet, há previsão de chuva de até 60 mm/h ou 100 mm/dia. Os ventos intensos podem chegar a 100 km/h. Ainda de acordo com o instituto, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

LEIA TAMBÉM: Chuva diminui e ponte e estradas são liberadas em Nova Venécia 

Últimas