Folha Vitória ES registra 10 variantes de coronavírus mas sem presença da cepa indiana

ES registra 10 variantes de coronavírus mas sem presença da cepa indiana

Informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em uma rede social; ele recomenda que a população continue a respeitar os protocolos sanitários de prevenção à covid-19 e aposta no avanço da vacinação

Folha Vitória
Foto: Pixabay
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O Espírito Santo já registrou 10 variantes de coronavírus. A informação foi divulgada no final da manhã desta terça-feira (20) pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em uma rede social.

Até o momento, não foi identificada no Estado a chamada variante Delta, originária de Índia e quem tem causado preocupação na Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa nova variante tem um poder de transmissibilidade maior que as atuais e já circula pelo Brasil.

Segundo Fernandes, já foram identificadas as chamadas "variantes de preocupação" e suas respectivas cepas. São elas a P.1, conhecida como variante de Manaus, e a B.1.1.7, conhecida como variante do Reino Unido. Todas as demais são cepas resultantes desses vírus, conhecidas como "variantes de interesse": B.1.1, B.1.1.28, B.1.1.33, B.40, N.9, P.1.1, P.1.2, P.2.

Na publicação, o secretário se estende e destaca as formas de combatê-las. Ele aponta o uso de máscaras em locais públicos e fechados, testagem em massa, respeito aos protocolos sanitários e avanço da vacinação com possível antecipação da segunda dose, se estive disponível. A transparência na divulgação dos dados e do desenrolar da pandemia também foi lembrada por Fernandes.

Alcance da vacinação

Na análise de Fernandes, o Estado conta com ampla cobertura vacinal. Ele lembrou que 62% da população adulta já recebeu pelo menos a primeira dose do imunizante ou dose única se destacando nacionalmente neste ranking.  "Pontuamos entre as 5 melhores unidades federativas com desempenho positivo sustentado da vacinação. Sempre defendemos a vacinação, a ciência e nos preparamos com os municípios para apresentar resultados", lembrou.

Leia também: Secretaria da Saúde estuda aplicar terceira dose de vacina contra a covid no ES

Leia também: Quase 50 mil doses de vacina contra a covid-19 chegam ao ES

Últimas