Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ES tem o 2º menor percentual de empreendedores com dívidas em atraso do país

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o IBGE, 12% dos empreendedores apontaram as dívidas como a principal dificuldade...

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), intitulada Pulso dos Pequenos Negócios, mostrou que 76% dos pequenos negócios capixabas estão com as contas em dia, o que deixa o Espírito Santo como o Estado que tem o segundo menor percentual de empreendedores com dívidas em atraso.

Apenas 24% dos empreendedores do Estado têm dívidas em atraso. Ainda de acordo com a pesquisa, 12% dos empreendedores apontaram as dívidas como a principal dificuldade das empresas. Já quando se trata apenas de dívidas com empréstimos, esse percentual cai para 7%.

"No ranking do endividamento, os pequenos negócios capixabas ocupam a penúltima posição, com o segundo menor percentual de endividamento se comparado aos outros estados. Apenas 24% dos empreendedores possuem dívidas em atraso", ressaltou o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo.

A pesquisa ainda revelou que no Espírito Santo, duas em cada dez empresas possuem dívidas em atraso e que 46% dos empreendedores têm até 30% do orçamento mensal comprometido por dívidas.

Publicidade

"Entre as dificuldades para organização das dívidas está a queda no faturamento das empresas que comparado com janeiro de 2022, apresentou uma redução média de 10%. sem recursos no caixa, quitar as dívidas se torna ainda mais desafiador", explicou Rigo.

Hábitos financeiros

Um comportamento comum entre os empreendedores, especialmente os microempreendedores individuais (MEI), é a utilização de recursos pessoais para quitar dívidas da empresa. De acordo com o estudo de hábitos financeiros realizado pelo Sebrae, três em cada cinco pequenos empresários dizem ter feito esse tipo de transação, o que não é recomendável.

Publicidade

"Misturar as finanças pessoais com as da empresa pode tornar a situação de endividamento ainda mais complexa. Por isso, antes de utilizar o recurso pessoal, o empreendedor pode buscar por orientação no Sebrae e capacitações de organização financeira para o negócio", alertou o superintendente.

Especialmente para quem usa o MEI, o Sebrae desenvolveu um aplicativo gratuito que não usa dados móveis do celular, por meio do qual o cliente pode fazer todo o registro do fluxo de caixa na palma da mão. 

Publicidade

Dicas

Evite misturar finanças da empresa e pessoais;

Tenha contas bancárias separadas. É primordial ter uma conta da empresa e outra pessoal, inclusive há instituições financeiras que oferecem contas empresariais isentas de algumas cobranças ou com condições especiais;

Faça um plano de contas;

Estruture o controle do fluxo de caixa para acompanhar as movimentações financeiras da empresa. Enumere e separe despesas e receitas pessoais e da empresa;

Defina um pró-labore: o pró-labore é o salário determinado para o proprietário da empresa e não deve ser confundido com os lucros, que precisam ser utilizados principalmente para investimentos.

Capacite-se;

A loja Sebrae-ES oferece diversos cursos, oficinas e capacitações com foco nas finanças.

* Com informações da TV Vitória

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.