Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudantes de Vitória ficarão mais tempo na escola e terão aulas de inglês e libras em 2022

Alunos da rede pública (Cmei e Emef) ficarão meia hora a mais nas unidades de ensino. Ao todo, serão mais 100 horas anuais nas unidades de ensino para cada aluno, que também contarão com novas disciplinas

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O ano letivo de 2022 nas escolas de Vitória deverá começar com mudanças, de acordo com o anúncio feito pela secretaria de Educação na tarde desta segunda-feira (22). A primeira delas é a ampliação da jornada nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef). 

Além disso, também serão integradas novas disciplinas, entre elas língua inglesa e até libras (linguagem de sinais).

Realidades distintas no mesmo sistema de educação

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, revelam que estudantes da rede pública de Vitória têm rendimento diferente dependendo do bairro em que estudam.

Para reduzir a defasagem, uma das medidas que começa a valer no ano que vem é a permanência de meia hora a mais nas escolas. 

Publicidade

Nos Cemeis e nas Emefs, o horário matutino, atualmente, é das 7h às 11h30 e das 13h às 17h30 para o turno vespertino. Com a mudança, o estudantes que estiverem matriculados de manhã estudarão das 7h às 12h e os que estiverem matriculados à tarde, das 13h às 18h. Ao todo, serão mais 100 horas anuais nas unidades de ensino para cada aluno.

Já no caso de quem estuda em tempo integral (das 7h às 16h30) e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com aulas que acontecem das 18h às 22h, não passarão por alterações, permanecendo os mesmos.

Publicidade

"Nos incomodou muito a nota do Ideb e foi a partir desse reflexo que partimos para buscar soluções, ou seja, temos um grande desafio pela frente, que é trazer uma educação que seja minimamente igual, com oportunidade para todos os nossos estudantes e que não atenda apenas determinados bairros ou territórios da cidade. Sabemos que a educação, hoje, é o único caminho legítimo, emancipador e que garante um futuro próspero para as famílias capixabas", disse o prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini.

Alunos contarão com novas disciplinas em 2022

Publicidade

Os estudantes, do 1º ao 9º ano, contarão no ano que vem com aulas de Língua Inglesa e Projeto de Vida. Aulas de práticas experimentais em Educação Socioambiental; Educação Empreendedora e Financeira; Iniciação Científica; Libras; Música; Tecnologias Educacionais e Território do viver serão ofertadas de acordo com a escolha de cada escola.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

“As crianças e estudantes de todas as regiões de Vitória precisam ter o desejo de ser, de ter um futuro, de ter um sonho. A escola precisa ser o lugar de oferta, de conhecimento, de expansão da realidade de todos", pontuou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Conheça as práticas experimentais que poderão ser ofertadas nas escolas de Vitória

Educação Empreendedora e Financeira: desenvolver nos alunos habilidades para administrar suas finanças de forma consciente, sem prejudicar o meio ambiente, a partir de um conjunto de comportamentos mais conscientes, munidos de informações, reflexões e atividades práticas que permitirão a construção de um pensamento financeiro e empreendedor que esteja de acordo com seus objetivos de vida. Educação Socioambiental: temas que transversalizam os componentes curriculares e oportunizam o conhecimento, reconhecimento e atuação individual e coletiva nos territórios da cidade no contexto de uma realidade global, visando à sustentabilidade e melhorias na qualidade de vida das pessoas, ao estabelecer uma relação saudável com o ambiente. Iniciação Científica: desenvolvimento da criatividade, curiosidade, pensamento crítico, de forma que os estudantes saibam fazer indagações e compreendê-las. Libras: identidade e compreensão do uso da Língua Brasileira de Sinais em seus contextos. Música: estimular a musicalidade e seu caráter humanamente integrador e transformador, contribuindo para o cultivo da sensibilidade, criatividade, escuta, percepção, atenção, imaginação. Tecnologias Educacionais: aliar a tecnologia ao ensino a fim de qualificá-lo, sendo essa uma das possibilidades de articular os usos das tecnologias aos processos pedagógicos desenvolvidos nas escolas. Território do viver: pesquisas, reflexões e práticas sobre os saberes locais e culturais e as inter-relações que estimulam o sentimento de pertencimento, bem como, a construção de nossa identidade local, como forma de oportunizar criativamente aos estudantes estudar as singularidades de seu território, onde se manifestam as experiências individuais e coletivas, de modo a estabelecer uma escuta ativa e promover uma participação ativa.

Entre as mudanças, a secretaria de Educação informou que 2022 também começará com um investimento de R$ 70 milhões em compras de equipamentos, entre eles:

- 5 mil notebooks para uso dos profissionais nas unidades de ensino; - 3 mil novos computadores de mesa para renovação dos equipamentos que hoje suprem a rede e estão defasados, com configurações anteriores a 2012; - 25 mil tablets para uso dos estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA); - 54 plataformas Tix Letramento para atendimento aos estudantes da Educação Especial.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.