Folha Vitória Estudantes do Espírito Santo se destacam na FEBRACE 2022 com projeto de gamificação

Estudantes do Espírito Santo se destacam na FEBRACE 2022 com projeto de gamificação

Com um projeto de gamificação para o ensino de Física, dois estudantes conquistaram o prêmio “Destaque Unidades da Federação” na mostra.

O projeto “Gamificação na educação: ondulatória no Scratch”, que torna o ensino de Física mais lúdico e adequado à geração digitalizada, foi um dos destaques na cerimônia de premiação da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada no último sábado (26/3). Desenvolvido pelos estudantes Jenniffer Oliveira Checchia e Gabriel Quinquim Zanelato Santana, do Instituto Federal do Espírito Santo, da cidade de São Mateus (ES), o projeto foi “Destaque Unidades da Federação” da mostra. Assista o vídeo do projeto abaixo:

A FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Nesta edição, a mostra contou com 487 projetos finalistas — sendo seis do Espírito Santo — desenvolvidos por 1.081 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 333 escolas de todo o País, sob a orientação de 626 professores.

Foto: FEBRACE
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
Gabriel Quinquim Zanelato Santana demonstrando projeto em vídeo para FEBRACE

O processo de avaliação envolveu mais de 300 mestres e doutores da USP e de universidades parceiras — inclusive professores e especialistas brasileiros que estão atuando em outros países, num total de 6.403 avaliações.

Os autores dos melhores projetos, nas diversas categorias, receberam troféus, medalhas, bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq e cursos, num total de 273 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. O Espírito Santo, no total, recebeu três prêmios na mostra. Veja aqui a relação completa dos premiados e assista à cerimônia de premiação abaixo:

Sobre a FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Samsung e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Últimas