Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Morre Dave Prowse, ator que vivia Darth Vader em Star Wars

Ele interpretou um dos maiores vilões da história do cinema e se dedicava a alegrar fãs em convenções ao redor do mundo

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A saga criada por George Lucas perdeu mais um de seus protagonistas. Dave Prowse, ator que interpretava Darth Vader, morreu aos 85 anos, na noite de sábado (28). O empresário, Thomas Bowington, fez o anúncio. "É com grande dor no coração e tristeza para nós e milhões de fãs no mundo toto que anuncio que nosso cliente, o senhor Dave Prowse, morreu aos 85 anos". A causa da morte não foi revelada.

Prowse era quem ficava por baixo da máscara de Darth Vader, um dos principais personagens de Star Wars. O ator interpretou o vilão nos três filmes iniciais da saga: Uma Nova Esperança (1977), O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983). Mas sua carreira começou bem antes disso, em 1956, fazendo pequenas participações em séries e filmes na Inglaterra, seu país de origem.

Seu filme de estreia foi Cassino Royale, de James Bond, que era uma comédia feita por produtores diferentes da série tradicional do agente secreto inglês. Aqui, Dave viveu Frankenstein. Por ser fisiculturista e muito alto, ficava fácil para ele interpretar seres monstruosos.

Ele também esteve em produções clássicas dos estúdios Hammer, que lançou diversos filmes de terror ao longo de décadas. Prowse interpretou novamente a criatura assustadora em Horror of Frankenstein (1970) e Frankenstein and Monster From Hell (1974).

Publicidade

Mas o que fez com que entrasse para Star Wars foi sua atuação como um guarda-costas em Laranja Mecânica (1971), clássico do diretor Staley Kubrick. Inicialmente, Lucas o convidou para viver Chewbacca, o amigo peludo de Han Solo, mas acabou ficando mesmo com Darth Vader, já que queria interpretar o vilão.

Depois de Star Wars, Prowse atuou em mais alguns poucos filmes e séries de TV. Sua última atuação foi em 2016, num episódio de um seriado chamado Mission Backup Earth. Ao longo das últimas décadas, o ator se dedicou a participar de centes de convenções de fãs pelo mundo afora.

Publicidade

E, só para ninguém confundir, a voz de Darth Vader não era de Dave Prowse, mas sim do dublador/ator James Earl Jones. Os dois sempre são creditados como intérpretes do vilão de Star Wars.

Em declaração à BBC, o agente de Prowse disse também: "Que a Força esteja com ele, sempre". Sempre.

FONTE: Portal R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.