Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MPF garante acesso de comunidade indígena à Vila do Riacho em Aracruz

Dono de fazenda no município se comprometeu a construir via adjacente à propriedade para acesso à Vila do Riacho

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Cinco anos após o Ministério Público Federal (MPF) entrar com uma ação civil, junto à Justiça Federal no Espírito Santo, o povo indígena da Comunidade Tupiniquim dos Comboios terá acesso à Vila do Riacho, em Aracruz, por dentro de uma fazenda privada no município. 

A ação foi ajuizada após relatos de que a comunidade não tinha mais acesso ao local, pois a passagem utilizada historicamente por ela, foi bloqueada por cercas divisórias na propriedade. 

Antes, o acesso a Vila do Riacho era aberto para veículos, mas com o bloqueio a passagem era possível apenas a pé, fazendo com que a população indígena precisasse passar por porteiras trancadas e aramadas. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Publicidade

Em audiência de conciliação realizada na última terça-feira (9), o proprietário da fazenda se comprometeu a viabilizar a construção de uma via adjacente à propriedade, o que possibilitará a passagem dos indígenas. 

Além disso, a comunidade contará com duas entradas à nova via e, em períodos de cheia, poderá acessar a Vila do Riacho por dentro da propriedade. O proprietário também deverá ceder cópias das chaves das porteiras aos indígenas. 

Publicidade

Por sua parte, o povo indígena concordou em não mais utilizar o caminho pelo interior da fazenda uma vez que a via estiver finalizada e adequada à utilização 

O acordo também prevê que o dono da fazenda mantenha a via em condições adequadas ao uso da comunidade, caso isso não seja cumprido, o acesso pelo interior da propriedade será retomado. 

Publicidade

Após a conciliação, a Justiça decidiu suspender a ação civil pública do MPF pelo prazo de 180 dias.

Leia Também: Recorde de frio: Domingos Martins registra temperatura mais baixa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.