Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nova função de aplicativo permite acompanhar lotação dos ônibus do Transcol em tempo real

Por meio de uma câmera instalada dentro do ônibus, a pessoa pode acompanhar a movimentação dentro do veículo

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Uma nova funcionalidade do aplicativo ÔnibusGV permite ao usuário do sistema Transcol verificar como está a lotação do coletivo em tempo real. Por meio de uma câmera instalada dentro do ônibus, a pessoa pode acompanhar a movimentação dentro do veículo. O InBus foi apresentado nesta quarta-feira (30) pelo governador Renato Casagrande.

Por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e da Companhia Estadual de Transporte de Passageiros (Ceturb-ES), o governo do Estado adotou o Sistema de Classificação de Lotação, que está sendo implantado nos ônibus do Transcol. Pela ferramenta, quem utiliza o transporte coletivo metropolitano e possui o aplicativo ÔnibusGV vai poder verificar como está a lotação do coletivo, antes dele chegar ao ponto de parada.

De acordo com o governo estadual, no primeiro mês, serão 25 veículos com o sistema. Até o final do ano, serão 600 contemplados com o serviço, totalizando a frota das linhas troncais. Até julho de 2021, o sistema estará implantado em 100% dos coletivos do sistema Transcol, segundo o governo. Para acessar a nova funcionalidade, é preciso atualizar o aplicativo.

A ideia é permitir que o usuário avalie a lotação dos ônibus e escolha aquele que lhe permitirá manter o máximo de distanciamento dos demais passageiros — caso isso seja possível. Com a retomada da maior parte das atividades econômicas no Espírito Santo, paralisadas durante o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus, aumentou o número de usuários do sistema. Com isso, o governo precisou reforçar a frota em circulação.

Publicidade

De acordo com a Semobi, atualmente cerca de 1.250 coletivos estão rodando na região metropolitana. Já o número de passageiros chega a 350 mil, segundo a secretaria. Para se ter uma ideia, antes do início da pandemia, a quantidade de ônibus em circulação era de 1.430 e a de usuários, mais de 600 mil. 

A partir da próxima segunda-feira (05), 100% da frota do sistema Transcol voltará a circular na Grande Vitória. A data é a mesma prevista para o retorno das aulas presenciais dos ensinos Fundamental e Médio nas escolas particulares, e também da Educação Infantil.

Publicidade

Como funciona o InBus 

Uma câmera integrada ao computador de bordo fará a captação de imagens no interior do coletivo. A partir da análise de um software, o coletivo ganhará classificação de baixa lotação (verde); média lotação (amarelo); lotado (vermelho). Essa informação ficará disponível para o usuário por meio do aplicativo ÔnibusGV, durante a consulta da previsão de horários.

Publicidade

O usuário poderá, então, clicar no ícone correspondente à lotação no aplicativo para visualizar a imagem do interior do coletivo, em tempo real, avaliando se é possível embarcar e manter distanciamento recomendável no transporte público e/ou se sente seguro para fazer o embarque.

Outra possibilidade do sistema vai otimizar a gestão da frota, já que será possível coletar informações não só de quais são as linhas mais carregadas, mas também em quais trechos, pontos e horários estão mais carregados, tornando o ajuste operacional mais dinâmico. Para realizar este tipo de levantamento atualmente, é preciso utilizar fiscais em campo para anotar e compilar os dados, que a partir de agora passarão a ser automáticos.

“Nosso objetivo é sempre melhorar a vida dos usuários. Para que o transporte coletivo seja mais atrativo e que possa reduzir a circulação de automóveis. Mas para isso precisamos ofertar um serviço de qualidade. Por isso, estamos reformando a frota do Transcol, incorporando ônibus com ar condicionado e levando tecnologia aos usuários. Estamos felizes com mais esse passo que estamos dando e queremos dar outros na melhoria do sistema do transporte público”, afirmou Casagrande.

De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a implantação do sistema acontece em um momento em que esse tipo de tecnologia se tornou fundamental.

“Estamos desde março desenvolvendo ações para manter o transporte público em operação e reduzir o risco de disseminação do novo coronavírus no Transcol. E logo no início percebemos que uma ferramenta inovadora deste tipo faria diferença quando chegasse o momento da ampla retomada das atividades. Após alguns meses de desenvolvimento junto com os consórcios operadores, conseguimos iniciar a implantação do sistema”, destacou o secretário.

Na avaliação do diretor-presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés, essa nova função do aplicativo ÔnibusGV vai dar mais eficiência ao sistema e vai otimizar a programação das linhas e as intervenções operacionais para a melhoria da qualidade do serviço.

O presidente da União Internacional dos Transportes Públicos da América Latina, Jurandir Fernandes, participou virtualmente do lançamento e destacou a importância da implantação dessa tecnologia. “Essa medida que vocês estão dando é um passo importante para o pós-pandemia. Voltando não ao normal, mas melhor do que era antes. As implicações são muito positivas para a população. Aumentando em muito a eficiência do transporte”, avaliou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.