Folha Vitória Pó de café, açúcar e limão: veja os riscos de incluir alimentos na rotina de cuidados com a pele

Pó de café, açúcar e limão: veja os riscos de incluir alimentos na rotina de cuidados com a pele

Os alimentos em pó ou grãos, usados para esfoliar a pele, podem, na verdade, ferir o tecido e provocar infecções. Já o limão, pode estimular a produção de melanina quando entra em contato com a luz do sol e provocar manchas

Folha Vitória
Foto: Reprodução/Pexels
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A nova moda das redes: o termo skincare ganhou a internet e tem virado assunto entre as mais antenadas nos cuidados com a pele. A rotina de procedimentos estéticos envolve limpeza, hidratação, tonificação, entre outros, sendo, quase todos, feitos em casa. 

Mas será que cuidar da pele sozinha é realmente indicado para todas? Segundo o médico dermatologista Rafael Soares, não. 

“Nem tudo que faz bem para uma pessoa, faz bem para outra, necessariamente. Além disso, produtos aparentemente inofensivos podem causar danos à saúde da pele”, alerta. Um dos principais riscos é, segundo o especialista, o uso de produtos sem indicação e orientação profissional. 

“A regra de não se automedicar também vale para a dermatologia. Às vezes, um sabonete que uma celebridade usa não é recomendado para o seu tipo de pele, assim como produto para clareamento, tratamento de acne, etc. Tudo deve ser indicado e acompanhado por um profissional”, comenta.

Usar alimentos na rotina de skincare pode ser arriscado

Outro erro comum das pessoas é usar alimentos nos procedimentos estéticos. O dermatologista afirma que, ainda que seja um produto benéfico à saúde, quando usado na pele, pode oferecer riscos.

“Muitas pessoas usam pó de café, açúcar, limão e outros alimentos, acreditando que eles fazem bem à pele, sendo que, na verdade, eles podem causar efeito contrário ao esperado”, afirma. 

“Os alimentos em pó ou grãos, usados na maioria das vezes para esfoliar a pele, podem, na verdade, ferir o tecido e provocar infecções. Já o limão, por possuir uma substância chamada fotossensibilizadora, pode estimular a produção de melanina quando entra em contato com a luz do sol e provocar manchas”, pontua.

Por fim, o especialista reforça a necessidade de buscar ajuda profissional e sempre ser cauteloso na hora de seguir as dicas dadas pela internet. 

“Muitas influencers estão ganhando dinheiro para oferecer um produto, faz parte do trabalho delas. Mas devemos lembrar que, muitas vezes, nem elas mesmas usam aquilo que divulgam”, finaliza.

Últimas