Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prodígio capixaba de 11 anos concorre a prêmio de Associação de Engenheiros do ITA

A premiação “sócios-mirins” inclui fazer parte de um grupo de jovens talentos que conhecerão de perto o polo aeroespacial brasileiro

Folha Vitória|

Foto: Arquivo da Família

O pequeno Gabriel Diniz Dornelas, de apenas 11 anos e morador de São Mateus, sonha alto, mais especificamente, lá no espaço. Ele, que já foi duas vezes medalhista na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), agora quer estar entre os dez escolhidos para um prêmio da Associação de Engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Aeita). A premiação “sócios-mirins” inclui fazer parte de um grupo de jovens talentos que conhecerão de perto o polo aeroespacial brasileiro.

Em conversa com a reportagem, a mãe do menino, Ana Carolina Alves Diniz Dornelas, assistente social e gastrônoma, contou que o sonho dele, que é um grande fã da franquia Star Wars, é ser astrofísico um dia. 

Para chegar mais perto do objetivo, os pais realizaram o desejo de levá-lo, quando ainda tinha 7 anos, para conhecer a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), nos Estados Unidos.

Publicidade

“Ele ganhou medalha de prata em 2019 e de bronze em 2021 no OBA. Este ano ainda não temos o resultado da prova, mas ele também participou. Para ganhar o prêmio do Aeita agora, os requisitos envolvem o interesse pela área de engenharia, tecnologia, astronomia e astronáutica. Ele está confiante, afirma desde sempre que quer ser astrofísico. As 10 crianças selecionadas ao prêmio terão tutoria de 1 ano em estudos de assuntos relacionados ao tema”, contou.

LEIA TAMBÉM: >> Xbox, cadeira gamer e smartwatch: leitor do Meu Folha com mais pontos vai escolher prêmio

Publicidade

Os contemplados, além da tutoria, realizarão visita à sede do ITA, no município paulista de São José dos Campos, ao Embraer e ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para conhecer um pouco do que o Brasil já conta em termos de tecnologia e ciência da área aeronáutica.

Foto: Arquivo da Família

Publicidade

O processo seletivo

Para ingressar no processo seletivo da premiação, alguns critérios deveriam ser levados em conta, como perguntas a serem respondidas e vídeo de recomendação. Depois de uma primeira análise, serão selecionados 30 alunos para uma entrevista. O estudante, junto com o responsável inscrito, que foi o pai dele, o médico nefrologista Jabny Dornelas, poderão comparecer. Dos 30 selecionados para a entrevista, serão escolhidos 10 para receber o prêmio, com todas as viagens custeadas pelo Aeita.

“Havia perguntas no site, além do requisito de gravar um vídeo do Gabriel, em que ele tinha que responder o que mais gosta de fazer. Além dele, um professor do colégio teria que fazer um vídeo falando do meu filho nas áreas temáticas. No caso, o professor de matemática fez. Também poderíamos anexar documentos para comprovar a habilidade e interesse do estudante nos temas relacionados. Enviamos histórico escolar e boletim desse ano, além de uma declaração da escola que demonstra o rendimento de 88% do 1º trimestre e cartas de recomendação da pedagoga da escola e do professor de geografia”, disse.

Além de todos os documentos, foram anexados os certificados do OBA. Gabriel também participou nesse ano da Olimpíada de Matemática e deverá participar da de Ciências, que está marcada para agosto. “A escola também o indicou para participar dos jogos estaduais de xadrez, mas ele ainda não tem a idade mínima de 12 anos”, finalizou a mãe.

LEIA TAMBÉM: >> Mesmo com céu nublado, arco-íris aparece e rouba a cena em Vitória

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.