Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pesquisa busca reduzir dificuldades de alunos com deficiência visual

Uma mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação O post Pesquisa busca reduzir dificuldades de alunos com deficiência visual apareceu primeiro em Portal Correio.

Cidades|

Uma mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está desenvolvendo, no México, parte de uma pesquisa inovadora voltada para alunos com deficiência visual.

Intitulada “Análise do fenômeno da transposição didática interna no ensino de Estatística: um estudo com a inclusão de um aluno cego em uma sala de aula regular”, a pesquisa está sendo desenvolvida pela estudante Vanessa Lays Oliveira dos Santos, na Universidade Hábitat de San Luis Potosíno.

Primeira etapa

O estudo, orientado pelo professor Marcus Bessa de Menezes, já vem sendo desenvolvido há dois anos. A primeira etapa foi realizada em escolas públicas de Campina Grande, no Instituto dos Cegos e em algumas escolas do Compartimento da Borborema, a exemplo de Cuité, onde foram colhidos diversos dados. A fase final do trabalho está sendo realizada no México. Vanessa foi para o México através do projeto de Mobilidade Internacional ofertado pelo PPGECEM da UEPB, com o objetivo de aprofundar essa investigação sobre o ensino da Matemática para alunos cegos.

Publicidade

Pesquisa no México

Além de participar de aulas da pós-graduação, a mestranda está visitando escolas do ensino médio e de universidades que trabalham com a educação inclusiva de alunos com deficiência visual. Ela quer saber como é desenvolvido o ensino para o aluno cego da sala de aula regular no México e trazer a experiência para Brasil.

Publicidade

“Está sendo uma experiência muito enriquecedora. Aqui, no México, investigo como o professor da sala de aula regular ensina para o aluno cego, quais suas estratégias de ensino, buscando semelhanças e diferenças do nosso ensino no Brasil”, explica.

Importância do estudo

Publicidade

O orientador de Vanessa, professor Marcus Bessa de Menezes, destaca a importância do estudo, lembrando que a inserção do aluno cego na sala de aula regular leva a maiores discussões sobre formação de professores, com o surgimento de novos sistemas didáticos e o distanciamento dos saberes efetivamente ensinados para os dois públicos presentes no cenário didático, com alunos videntes e cegos.

“Buscamos, com essas discussões em nossa pesquisa, dar ênfase à educação especial, alertando que os alunos com deficiência devem receber um ensino que proporcione uma aprendizagem em condições de igualdade com aqueles ditos normais, dentro das suas particularidades”, frisa.

O post Pesquisa busca reduzir dificuldades de alunos com deficiência visual apareceu primeiro em Portal Correio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.