Cidades PF desarticula organização criminosa especializada em fraudar benefícios com documentos falsos

PF desarticula organização criminosa especializada em fraudar benefícios com documentos falsos

Policiais cumprem dois mandados de prisão preventiva, cinco de prisão temporária e dez de busca e apreensão na BA e PE

  • Cidades | Do R7

Polícia desmonta organização criminosa que falsificava documentos para fraudar benefícios

Polícia desmonta organização criminosa que falsificava documentos para fraudar benefícios

Divulgação Polícia Federal

A Polícia Federal faz, na manhã desta quarta-feira (14), uma operação com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na falsificação de documentos públicos como CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a carteira de identidade. Além disso, a organização também é suspeita de fraudar o Auxílio Brasil, FGTS e ao Auxílio Emergencial.

Desde o início da manhã desta quarta, mais de 50 policiais federais cumprem dois mandados de prisão preventiva, cinco mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão, nos estados da Bahia e Pernambuco para desmantelar a organização criminosa.

As investigações começaram a partir de uma série de prisões em flagrantes de pessoas usadas pelo grupo para fazer saques de benefícios em nome de terceiros com documentos falsos, e para usar esses documentos falsificados em órgãos como a Polícia Rodoviária Federal.

Segundo as investigações, com as fraudes relacionadas à comercialização de Carteira Nacional de Habilitação, estima-se que os investigados lucraram cerca de R$ 5 milhões. Quantos às fraudes aos benefícios assistenciais, o prejuízo calculado é de aproximadamente R$ 2 milhões.

Os investigados responderão pelos crimes de Organização Criminosa, Estelionato Majorado, Falsidade de Documentos Públicos e Uso de Documentos Falsos. A operação foi chamada de Simulatum, expressão que significa “simulado”, para se remeter ao caráter fraudulento e intencional dos desvios de valores identificados.

Últimas