PF faz operação para combater fraude à licitação em contratos da Prefeitura de Ilhéus, na BA
Ao todo, são 17 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Cidades|Plínio Aguiar, do R7, com Natália Martins, da RECORD
A PF (Polícia Federal) realizou, na manhã desta quinta-feira (26), uma operação para combater crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos em diversos contratos da Prefeitura de Ilhéus, na Bahia. Ao todo, são 17 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo (TRF-1) Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Entre os alvos, estão o prefeito Mario Alexandre (PSD), um ex-procurador municipal, dois empresários e o candidato a prefeito Bento Lima (PSD).
Leia mais
A operação recebeu o nome de Barganha e foi realizada nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Salvador, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista. “As investigações apontam a existência de um esquema de pagamento de propina a agentes públicos para que as empresas investigadas fossem beneficiadas com contratos na gestão municipal. As negociatas entre empresários e agentes públicos eram realizados antes mesmo da realização da licitação e definiam a empresa que seria vencedora”, diz a entidade em comunicado.
De acordo com a PF, além do direcionamento das licitações, os agentes verificaram superfaturamento dos serviços em contratos, fraude documental, crime de organização criminosa e lavagem de dinheiro. “Os contratos investigados envolvem valores superiores a R$ 45 milhões. A atuação dos agentes públicos ocasionou desvios de recursos públicos na área de saúde, educação e limpeza urbana”, completa.
A Justiça também autorizou quebra de sigilo bancário e fiscal, bem como apreensão de valores. Os investigados vão responder por frustração do caráter competitivo, da licitação, fraude em licitação ou contrato, corrupção passiva e ativa, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro.