PF realiza operação para combater o tráfico de pessoas e trabalho análogo à escravidão
Nesta segunda fase da operação, policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão em Itaquiraí
Cidades|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
A Polícia Federal fez buscas nesta quarta-feira (2) em endereços ligados a um homem suspeito de chefiar um esquema de tráfico de pessoas. Segundo a PF, o grupo recrutava trabalhadores indígenas e não indígenas, estrangeiros, para prestarem serviços nas lavouras de mandioca na região oeste do estado do Paraná. No entanto, as vítimas eram enganadas e forçadas a trabalhar em condições precárias e análogas à escravidão. O mandado foi cumprido na zona rural do município de Itaquiraí (MS).
Veja mais
Esta é a segunda fase da operação, que começou no início deste ano. Na primeira fase, a cooperação prendeu em flagrante dois homens envolvidos com aliciamento e práticas de trabalho análogo à escravidão na região de Icaraíma (PR). Esta ação contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho e do BPFRON (Batalhão de Polícia de Fronteira).
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico de pessoas e submeter indivíduos a condições análogas à de escravo, sujeitando-os a trabalhos forçados ou jornadas exaustivas, além de condições degradantes de trabalho, e também pelas penas correspondentes à violência.