Portal Correio Começa programação presencial da IV Semana do Patrimônio Histórico de Campina Grande

Começa programação presencial da IV Semana do Patrimônio Histórico de Campina Grande

A programação da IV Semana do Patrimônio Histórico e Cultural de Campina Grande entra na etapa presencial. A partir desta quarta-feira (18), uma exposição itinerante e outras três fotográficas estarão abertas ao público para apreciação. As exposições são gratuitas, mas acontecem em horários e locais diferentes. Todos os locais onde ocorrerão as exposições obedecerão ao […]

Portal Correio
Exposição Feira Central Campina

Exposição Feira Central Campina

Portal Correio
(Foto: Divulgação)

A programação da IV Semana do Patrimônio Histórico e Cultural de Campina Grande entra na etapa presencial. A partir desta quarta-feira (18), uma exposição itinerante e outras três fotográficas estarão abertas ao público para apreciação. As exposições são gratuitas, mas acontecem em horários e locais diferentes. Todos os locais onde ocorrerão as exposições obedecerão ao limite de capacidade e as medidas de prevenção contra a disseminação da Covid-19.

No Centro Cultural Lourdes Ramalho, na Galeria de Arte da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e na Galeria Irene Medeiros, as exposições acontecem de hoje até a próxima sexta-feira (20), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Já no Espaço Cultural da Feira Central (Mercado Público), a exposição “Olhares sobre a Feira”, produzida pelo Comitê para as ações de Salvaguarda da Feira Central – uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Prefeitura de Campina Grande, acontece de hoje até sábado, 21, das 7h às 17h.

A IV Semana do Patrimônio foi iniciada no último domingo (15), com uma programação cultural exibida através do programa Campina na Escola, no canal 3.2. Nesta segunda e terça-feira (dias 16 e 17) foram realizadas palestras e mesas dialógicas com gestores e especialistas para discutir “Políticas públicas de preservação dos bens culturais de Campina Grande”, tema proposto para o evento.

A coordenadora de Educação Patrimonial da Secretaria de Educação (Seduc), Giovanna Aquino, avaliou como positiva esta edição do evento. “Tivemos palestras excelentes e que trouxeram responsabilidade e compromisso com a Educação Patrimonial, além de vivências de chão de Escola, compartilhadas de forma exitosa. Fechamos este momento, no Dia Nacional do Patrimônio Histórico, com uma mesa riquíssima formada por importantes entidades como Iphan, Iphaep, Procuradoria Municipal e Seplan”, ressaltou.

Programação de exposições:

De 18 até 20 de agosto

Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h

Grupo de pesquisa Arquitetura e Lugar (GRUPAL) UFCG

Coordenação:  Profa. Doutora Alcília Afonso

1.      Exposição “Patrimônio Industrial de Campina Grande”

Local: Centro Cultural Lourdes Ramalho

2. Exposição fotográfica “Campina Grande de um Tempo”

Autoria mista

Local: Galeria de Arte da Secretaria Municipal de Cultura, acervo do Museu de História e Tecnologia do Algodão (Museu do Algodão)

3. Exposição Arquitetura Histórica Fotografia Patrimônio Art déco Preservação

Curador: Jorge Barbosa

Tema: “Déco em movimento”

Apoio: Lei Aldir Blanc e Secretaria Municipal de Cultura

Local: Galeria Irene Medeiros/ Teatro Municipal Severino Cabral

De 18 a 21 de agosto

Horário: 7h às 17h

Local: Espaço Cultural da Feira Central (pátio do mercado público municipal)

4. Exposição Fotográfica Itinerante: “Olhares sobre a Feira” (Comitê para as ações de Salvaguarda da Feira central- IPHAN/PMCG)

Local: Espaço Cultural da Feira Central (pátio do Mercado Público Municipal).

Últimas