Portal Correio Paraibanos estão com tudo pronto para as Paralimpíadas de Tóquio

Paraibanos estão com tudo pronto para as Paralimpíadas de Tóquio

Os paraibanos que fazem parte da Seleção Brasileira de Futebol de 5, nos Jogos Paralímpicos, já estão no Japão. A estreia brasileira será contra a China no próximo dia 28. Segundo o professor paraibano Fábio Vasconcelos, técnico do Brasil, esta será uma competição diferente. “Vai ser uma Paralimpíada diferente, pois passamos quase dois anos sem […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Seleção de Futebol de 5 (Foto: Divulgação)

Os paraibanos que fazem parte da Seleção Brasileira de Futebol de 5, nos Jogos Paralímpicos, já estão no Japão. A estreia brasileira será contra a China no próximo dia 28. Segundo o professor paraibano Fábio Vasconcelos, técnico do Brasil, esta será uma competição diferente.

“Vai ser uma Paralimpíada diferente, pois passamos quase dois anos sem competição. É um grupo experiente, a grande maioria foi para uma ou duas Paralimpíadas, no mínimo”, afirmou Fábio Vasconcelos, destacando que o Brasil tem uma mescla com gente que já vem na transição das seleções de base.

Entre os jogadores jovens estão Tiago Paraná e Jardiel. Mas o elenco tem os mais experientes como Damião Robson, além de Jefinho, Ricardinho, Guegueu, que estão, talvez, na melhor fase. “Eu sei que resolve na hora que precisar. O grupo está muito bem fisicamente. Vamos fortes para brigar por mais uma medalha, com certeza”.

Os paraibanos que fazem parte da relação de convocados para o Futebol de 5 são os goleiros Luan Lacerda e Matheus Costa, o fixo Damião Robson, e o ala Jardiel Vieira. De acordo com o professor Fábio Vasconcelos, os brasileiros vão aproveitar estes 20 dias para a adaptação do horário dos jogos.

A meta será se preparar bem, para começar bem a competição. Ele destaca a força do adversário, na estreia. “O jogo será contra a China, atual campeã asiática e uma de nossas adversárias mais tradicionais em Paralimpíadas”. O Brasil ainda joga contra o Japão e a França na primeira fase da competição.

Atletismo

O time de paraibanos do atletismo também já está em terras japonesas.“Estávamos na cidade que tem o maior número de brasileiros, aqui no Japão, Hamamatsu. Fica a seis horas de Tóquio”, afirmou o professor Pedro de Almeida Pereira, Pedrinho.

A expectativa do pessoal do atletismo, de acordo com Pedrinho, é a mesma dos componentes da equipe de Futebol de 5. “Estamos no processo de adaptação ao fuso horário. Vou aproveitar para tentar equilibrar o sono da viagem”. Além de Petrúcio Ferreira, a Paraíba ainda está sendo representada por Cícero e Joeferson, no atletismo.

Goalball

A Seleção Brasileira de Goalball masculina conta com o atleta paraibano José Roberto, natural de Lagoa Seca. Ele pertence à Associação Paraibana de Cegos (Apace), já fez parte das seleções nas edições Rio 2016 e Londres 2012 e conta com duas medalhas, sendo uma de prata e outra de bronze.

A equipe masculina, atual bicampeã mundial, fará a partida inaugural da modalidade na Paralimpíada diante da Lituânia, campeã na Rio 2016, no dia 24 de agosto, às 21h.

O time feminino tem como treinador Dailton Freitas do Nascimento e assistente técnico, Jonatas da Silva Cunha Castro, ambos paraibanos. As meninas buscam a primeira medalha paralímpica e encaram os Estados Unidos no dia 25.

Últimas