‘Primeira Chance’ seleciona para estágio com bolsas de R$ 1 mil

Começaram neste sábado (8) as inscrições para o Processo Seletivo de Primeira

Começaram neste sábado (8) as inscrições para o Processo Seletivo de Primeira Experiência Profissional, pelo Programa Primeira Chance, com a oferta de 28 vagas para plantonistas do Centro Integrado de Operações da Paraíba (Ciop) em Campina Grande. O edital está na edição deste sábado do Diário Oficial do Estado (DOE). Veja aqui a partir da página 4.

Bolsa

A bolsa do egresso será ofertada pela Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa (Fapesq), que é vinculada à Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT/PB). Para os inscritos no Ciop, o valor será de R$ 1 mil mensais. Segundo o edtial, nesse valor, o candidato é responsável pelo seu deslocamento.

O aluno aprovado no programa deverá obrigatoriamente se cadastrar na plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), criar o currículo Lattes e se cadastrar na plataforma SIGFAPESQ. Conforme o edital, o programa auxiliará nesse processo.

Quem pode participar

Poderão participar deste Processo Seletivo os alunos egressos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, maiores de 18 anos, que concluíram o ensino médio entre 2017 e 2019, nas escolas regulares, integrais e Ciclo Educação de Jovens e Adultos (EJA). Não serão aceitas inscrições de alunos que concluíram em supletivo e prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Inscrições

As inscrições são gratuitas e estão abertas até 17 de agosto. O cadastro para este Processo Seletivo será realizado por meio do formulário eletrônico disponível no site do Programa Primeira Chance.

Resultado

A SEECT/PB divulgará a lista dos candidatos classificados e aprovados no Diário Oficial e no site do programa. “É de inteira responsabilidade do candidato verificar a sua classificação no Processo de Inscrição, bem como atentar para os prazos estabelecidos para convocação”, diz o ediital.

Cronograma

08/08 a 17/08/2020: Inscrições 19/08/2020: Divulgação da relação dos candidatos inscritos 28/08/2020: Divulgação preliminar do resultado

Primeira Chance

O programa Primeira Chance, do Governo da Paraíba, foi criado em abril de 2019, com incentivo à primeira formação profissional de estudantes e egressos da Rede Estadual. O programa também faz articulações entre a formação acadêmica e formação profissional para estimular a integração dos estudantes ao mercado de trabalho, considerando a teoria e prática no processo formativo educacional e profissional.