Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Protesto de caminhoneiros reduz frota de ônibus em Recife e no RJ

Empresas de transporte coletivo começam a sofrer baixas em estoque de diesel. Desabastecimento também foi registrado em Pelotas (RS)

Cidades|Diego Junqueira, do R7, em São Paulo, Jaqueline Suarez*, no Rio, e Matheus Renato Oliveira*, em BH

Caminhão de combustível parado nesta quarta-feira na BR-101, em Itaboraí (RJ)
Caminhão de combustível parado nesta quarta-feira na BR-101, em Itaboraí (RJ) Caminhão de combustível parado nesta quarta-feira na BR-101, em Itaboraí (RJ)

O protesto de caminhoneiros contra o preço do diesel, que atinge o país pelo terceiro dia consecutivo nesta quarta-feira (23), está afetando o abastecimento de combustível em empresas de transporte coletivo do Recife (PE) e de algumas cidades da Baixada Fluminense (RJ). As duas regiões circulam hoje com frota reduzida.

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, que reúne 13 empresas de ônibus da capital pernambucana, a paralisação dos caminhoneiros está comprometendo o abastecimento de óleo diesel.

Em razão disso, a quantidade de ônibus nas ruas foi reduzida em 8% na manhã desta quarta-feira. A frota utilizada é a mesma que circulou durante as férias de janeiro.

“A depender dos rumos dados à manifestação, o Grande Recife poderá tomar outras medidas ao longo do dia”, informou a empresa, em nota.

Publicidade

Rio de Janeiro

Na Baixada Fluminense, vídeos publicados em redes sociais mostram filas de ônibus em postos de combustíveis na madrugada desta quarta em razão da falta do diesel na sede das empresas.

Publicidade

No município do Rio de Janeiro, a circulação de ônibus é normal, mas as empresas operam no limite e já estão utilizando os últimos estoques do óleo diesel na manhã de hoje.

Além da grave crise financeira, o Estado do Rio de Janeiro tem sofrido aumento de roubo de cargas nos últimos anos. Em razão disso, empresas de ônibus e outros comércios têm trabalhado com estoque reduzido de combustível, o que faz com que o desabastecimento seja sentido de forma mais rápida no Rio do que em outros Estados.

Publicidade

O R7 apurou com empresas do setor que a circulação de ônibus e o estoque de diesel está normalizado nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte (MG) até a manhã desta quarta.

Demais Estados

No Rio Grande do Sul, há registros de falta de gasolina em postos em Pelotas, no interior do Estado, pela dificuldade de locomoção dos caminhões de combustíveis.

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, terceira maior produtora de carnes de aves e suínos do Brasil, anunciou nesta terça-feira que paralisará totalmente as atividades das indústrias de processamento de aves e suínos em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, na quinta e sexta-feira, devido a problemas causados pela greve dos caminhoneiros. Segundo a Aurora, os bloqueios em estradas atingem o setor de transportes nas regiões onde estão instaladas as suas unidades produtivas.

O Aeroporto de Brasília também está operando com restrição de querosene de aviação (QAV), porque frotas que levariam o combustível ao local ficaram paradas em bloqueios no entorno do Distrito Federal.

* estagiários do R7, sob supervisão de Diego Junqueira (com informações da RecordTV e da Reuters)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.