Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Roubo de fixação de trilho coloca sistema em risco e VLTs podem parar em João Pessoa

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) João Pessoa vem sofrendo furtos de fixação de trilho, deixando-os soltos dos dormentes, podendo causar graves acidentes. Desta forma, segundo a empresa, o sistema de trens urbanos da capital paraibana poderá parar as atividades de transportes de massa e prejudicar os passageiros dos Veículos leves Sobre Trilhos (VLTs). […]

Cidades|Do R7


A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) João Pessoa vem sofrendo furtos de fixação de trilho, deixando-os soltos dos dormentes, podendo causar graves acidentes. Desta forma, segundo a empresa, o sistema de trens urbanos da capital paraibana poderá parar as atividades de transportes de massa e prejudicar os passageiros dos Veículos leves Sobre Trilhos (VLTs).

A CBTU já acionou a polícia e uma investigação está em curso para prender os suspeitos e possivelmente os receptadores do material roubado.

De acordo com o Gerente de Operações da CBTU, Othomagno Viegas, os furtos foram descobertos há cerca de 30 dias e vêm crescendo nas últimas semanas. Ele revela que mais de 1,5 mil fixações já foram furtadas do sistema, na cidade de Santa Rita, na Grande João Pessoa.

“As ocorrências foram registradas entre a Praça do Povo e Estação de Várzea Nova. Só numa vez detectamos a retirada de cerca de 600 fixações, o que deixa o trilho totalmente solto, podendo causar um acidente ferroviário de grandes proporções”, alerta.


A CBTU e a polícia já têm indicação de suspeitos de cometerem o furto e de ferros velhos que estão comprando esses produtos roubados. De acordo com o Código Penal – Decreto Lei nº 2.848, de 7 de Dezembro de 1940, em seu artigo 260, impedir ou perturbar serviço de estrada de ferro se configura crime com pena de reclusão, de quatro a 12 anos, e multa.

A CBTU João Pessoa pede o apoio da população para que a ajude a coibir esse crime, disponibilizando o telefone (83) 3241-4240 (Ouvidoria) para a realização de denúncias.

“Caso você veja ou tenha conhecimento desses furtos na via férrea, não deixe de denunciar. Assim, você estará contribuindo para a manutenção e segurança dos trens nas viagens”, completa Viegas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.