Cidades São José dos Campos inova com ensino híbrido para rede municipal

São José dos Campos inova com ensino híbrido para rede municipal

Com o programa Educação 5.0, a tecnologia se integra ao desenvolvimento dos alunos para uma formação completa

  • Cidades | Do R7 Conteúdo e Marca

São José inova no ensino híbrido com equipe e materiais do Cite

São José inova no ensino híbrido com equipe e materiais do Cite

Claudio Vieira/PMSJC

A cada dia, o ensino híbrido se torna uma realidade mais acessível na rede de ensino municipal de São José dos Campos. Por meio do programa Educação 5.0 com acesso a ferramentas educativas, chip de internet e novos espaços como o Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais), os estudantes joseenses têm um ensino cada vez melhor.

No Centro de Inovação, implantado nas dependências do Cefe (Centro de Formação do Educador), uma equipe de 25 profissionais trabalha na produção de conteúdos digitais, contando com infraestrutura para Tecnologia da Informação, estúdios de gravação para lives e videoaulas, entre outras novidades.

“A rede municipal consegue acompanhar todos os alunos pelo acesso às ferramentas educativas da Google e as demais plataformas que usamos. A Educação 5.0 é o início para a educação integral, com ensino híbrido, períodos de atividades presenciais nas escolas e períodos de estudo em casa”, explica Juliane Rocha, coordenadora do Cite.

“Garantimos a equidade com a entrega de chip de internet e o acesso à tecnologia, com wi-fi nas escolas, e oferecendo todo apoio aos professores que estão em sala, com materiais e recursos para aprimorar as aulas”, destacou.

Claudio Vieira/PMSJC

Inovação

Os materiais produzidos no Centro de Inovação passam pelos critérios, olhares e mãos carinhosos e dedicados de um time de especialistas.

Entre a equipe, as professoras Cibelle Barbosa Lopes (Ciências, anos finais e EJA), Aline Campos (Educação Infantil) e Roberta Schutze (anos iniciais e EJA) compartilham um pouco da satisfação com a experiência.

Claudio Vieira/PMSJC

“Nossa grande missão é apresentar as atividades de forma lúdica, divertida e atraente aos alunos, por meio da tecnologia. Oferecer um complemento para as atividades, como apoio ao trabalho do professor, que é a peça fundamental junto aos alunos”, conta Cibelle.

Claudio Vieira/PMSJC

“Os alunos são nativos digitais, estão inteirados e participam, então a experiência é ótima e nos motiva. Com os colegas professores complementamos, não vamos substituir as aulas presenciais, mas queremos ser parceiros e apoio para eles. Me sinto alegre em poder participar deste momento novo oferecendo mais oportunidades aos alunos”, diz Roberta.

Claudio Vieira/PMSJC

“Na Educação Infantil temos o desafio de chegar até eles com a linguagem correta e da melhor forma para o aprendizado acontecer naturalmente, com as brincadeiras, por exemplo. Temos o nosso próprio currículo da rede, seguimos as diretrizes, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), tudo é estudado e bem preparado para chegar às crianças de uma forma diferente, nova e lúdica. É incrível poder participar deste projeto”, comentou Aline.

Educação 5.0

O novo programa da rede municipal possui diversas ações para acesso de estudantes e professores às novas tecnologias para a Educação. A tecnologia tem sido integrada ao desenvolvimento dos alunos para uma formação completa, inovando nos equipamentos, espaços e ferramentas. Confira galeria de fotos abaixo.

Os materiais produzidos no Cite ficam disponíveis para alunos em um ambiente virtual de aprendizagem, a Escola Virtual, que também oferece formações online para responsáveis e familiares, pelo programa Família Educadora.

O acesso é feito por meio das ferramentas educativas do Google Sala de Aula e pelo novo portal da Educação, o edusjc.

Últimas