Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Seguranças de boate em Santa Maria dificultaram saída de pessoas no início do incêndio, diz sobrevivente

Número de mortes na tragédia foi revisto para 232

Cidades|Do R7

Murilo Tiecher disse que ajudou a resgatar outras pessoas até a chegada dos bombeiros
Murilo Tiecher disse que ajudou a resgatar outras pessoas até a chegada dos bombeiros Murilo Tiecher disse que ajudou a resgatar outras pessoas até a chegada dos bombeiros

O estudante de medicina Murilo de Toledo Tiecher estava na boate Kiss, em Santa Maria (RS), na madrugada deste domingo (27). Ele escreveu em uma rede social que os seguranças dificultaram a saída dos clientes logo que o fogo começou. A Brigada Militar revisou o número de mortos na tragédia para 232. O número divulgado anteriormente era de 245. Outras 48 permaneciam hospitalizadas até o início desta tarde. Murilo ainda disse que as pessoas só conseguiram deixar o local depois que derrubaram os funcionários, que insistiam em cobrar as comandas.

— Eu fui uns dos 50 primeiros a sair. No início do tumulto, tentaram segurar as portas, com os seguranças, e manter as pessoas ali pra que não saíssem da boate. Não sei se pensaram que era uma briga e não queriam que saíssem sem pagar.

Murilo ainda contou que, quando conseguiu chegar ao lado de fora, ajudou outras vítimas.

— [Nós] ajudávamos quem ainda estava preso lá dentro, puxamos muita gente pra fora até os bombeiros chegarem. O sentimento de impotência foi forte.

Publicidade

"Seguranças liberaram saída assim que notaram incêndio", afirma testemunha

Você estava no local? Envie seu relato

Publicidade

A suspeita é de que as chamas começaram durante uma apresentação pirotécnica. Uma foto publicada por um DJ que se apresentaria na casa mostra os fogos que podem ter causado o incêndio

Para a polícia, a falta de saídas de emergência e de extintores de incêndio fez com que mais pessoas morressem. O delegado Sandro Meinerz esteve no local e falou, em entrevista à rádio Guaíba, sobre os problemas que os clientes tiveram.

Publicidade

— É um acesso muito pequeno. Havia muita gente lá dentro. A porta virou um funil e eles tiveram dificuldade para sair. As pessoas, na hora do pânico, usam de todas suas forças para sair e muita gente acabou morrendo por causa disso.

Veja as fotos: fogo atinge boate durante festa de universitários no Rio Grande do Sul

Corrimões trancaram rota de saída

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, lamentou o acontecido em um vídeo publicado na internet momentos antes de embarcar para Santa Maria acompanhado da ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos.

— Recebemos hoje pela manhã esta notícia terrível de uma tragédia gravíssima na cidade de Santa Maria. Em luto ao Rio Grande, em luto ao Brasil, em luto à cidade, neste momento estou me dirigindo para lá para acompanhar o trabalho da Brigada Militar, dos bombeiros, da Polícia Civil, do Instituto Geral de Perícias. Também para compartilhar o luto da cidade, que é um luto de todo o Rio Grande, de todo o nosso País. 

A presidente Dilma Rousseff antecipou o retorno de uma viagem ao Chile para ir a Santa Maria neste domingo. Ela colocou à disposição do Estado toda a estrutura do governo federal para prestar atendimento às vítimas.

Os corpos das vítimas foram levados para o Centro Desportivo Municipal de Santa Maria. Alguns deles puderem ser identificados visualmente pelos parentes ou porque estavam com documentos, mas outros vão precisar de outros recursos para o reconhecimento.

Leia mais notícias de Cidades

Leia mais notícias na nova home do portal R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.