A primavera é uma das estações mais aguardadas e queridas da grande maioria das pessoas no Brasil. Antes de mais nada, é um momento que marca o final do inverno, que pode ser muito intenso especialmente na parte mais ao sul do país. Também é uma estação que é caracterizada, na sua grande maioria, por temperaturas amenas e mais confortáveis, antes da chegada do verão, que costuma castigar bastante por aqui.
Um outro ponto que sempre pesa em favor da primavera é o fato dela ser considerada como a estação mais colorida de todas. Afinal de contas, é neste momento em que as flores costumam surgir com toda sua força, colorindo bastante as ruas. Mas este também acaba sendo um dos grandes problemas para algumas pessoas: aquelas que sofrem de determinadas alergias.
E grande parte dessas alergias acabam surgindo a partir do desprendimento dos pólens que acabam surgindo justamente dessas flores. O pólen é o elemento da planta que contém o gameta masculino das plantas com flores. Os grãos do pólen são produzidos em uma parte da planta chamada anteras, e que servem basicamente para fazer com que essa plantas se espalhem.
Veja também:
Descubra qual o motivo da sua alergia Doenças e problemas de saúde que causam sensação de frio Saiba a diferença entre alergia e resfriadoE uma das suas principais características é o fato de que este pólen é tão leve que acaba sendo transportado com uma certa facilidade com correntes do ar, para que essas plantes se espalhem. O problema é que estes mesmos grãos também chegam diretamente nas vias respiratórias das pessoas. E isso causa problemas como rinite, bronquite, sinusite e asma, que acabam se tornando as doenças mais comuns neste período.
Alergias da primavera: saiba como prevenir
Click Grátis - NotíciasPor que as alergias são tão comuns na primavera?
Além da maior produção de pólen que se dá neste período, existem diversas outras condições naturais que faz com que existam condições que se tornam mais propícias para proliferação de fungos, ácaros e bactérias, tais como o aumento da temperatura e também a umidade que se tornam muito comuns durante a estação que antecede o verão.
Como identificar as alergias?
As principais alergias contam com determinadas características que acabam tornando elas mais fáceis de serem identificadas. Dentre os sintomas mais comuns estão espirros frequentes, coceira no nariz, olhos ou garganta, olhos e nariz vermelhos, tosse constante, nariz entupido, chiado no peito e também expectoração.
Mas estes sintomas também acabam apontando para outras doenças respiratórias, inclusive mais recentemente da Covid-19, que acabou preocupando todo mundo em virtude da possibilidade de alguns espirros indicar uma doença considerada como de alto risco. Mas, vale ressaltar, que as alergias acabam, na sua grande maioria, não trazendo sintomas que são característicos de infecções respiratórias, como é o caso de febre ou dores pelo corpo.