Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aumente a quantidade de fibras com estes super alimentos!

Click Gratis|

Manter uma alimentação diversificada no decorrer das rotinas é considerado fundamental para que as pessoas tenham uma vida saudável. Isso acontece em virtude dos diferentes tipos de compostos que chegam ao organismo através dos mais variados tipos de comida que são consumidos. O segredo, na opinião da grande maioria dos especialistas de saúde, é manter uma alimentação equilibrada, consumindo todos os grupos alimentares. 

E um dos itens mais importantes que uma pessoa deve consumir no dia a dia é a fibra. Mas, afinal de contas, o que são as tais fibras? Fibras são um tipo de carboidrato não absorvível, isto é, nosso corpo​ não consegue digeri-las, pois não possuímos enzimas que fazem essa função específica. Por isso, elas passam direto pelo sistema digestivo, auxiliando no trânsito intestinal e impedindo aquela chata sensação de intestino preso. As fibras também colaboram para que o intestino absorva somente as substâncias necessárias, reduzindo assim a absorção de outros açúcares, por exemplo.

Diferentes tipos de fibra: Solúvel x Insolúvel

Existem dois tipos de fibras diferentes que podem ser encontrados na natureza. Uma delas é a chamada fibra solúvel, que tem como principal característica o fato dela se dissolver facilmente quando chega ao sistema digestivo. Quando isso acontece, ela forma uma espécie de gel, capaz de retardar a absorção dos açúcares pelo tubo digestivo, reduzindo a concentração de glicose no sangue após a alimentação. Por isso, ela se torna muito interessante para determinados tipos de pessoas, especialmente para os diabéticos. 

Veja também:

Publicidade

6 dicas incríveis para mudar a rotina alimentar e comer melhorConfira alimentos antioxidantes que limpam o organismo

Esse gel também possui uma outra função importante dentro do organismo, que é dificultar a passagem de alimentos através do nosso intestino, para que o organismo possa absorver os nutrientes de forma eficaz. Alimentos como feijão, abacate, uvas, banana, couve-flor, cenoura e o farelo de aveia contêm muita fibra solúvel.

Publicidade

O outro tipo de fibra que pode ser encontrado na natureza é classificado como insolúvel. Ela acaba sendo a responsável por aumentar o volume dos alimentos ajudando assim no trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre (constipação). Esse diferencial é muito importante para pessoas que têm digestão lenta ou constipação, mas, para funcionarem, necessitam de uma ingestão adequada de água. Podem ser encontradas em alimentos como vegetais verdes folhosos, vagens, grãos, cereais, pães integrais e batatas.

Aumente a quantidade de fibras com estes super alimentos!
Aumente a quantidade de fibras com estes super alimentos! Aumente a quantidade de fibras com estes super alimentos!

Confira os principais benefícios da ingestão de fibras

Com todas essas características, as fibras contam oferecem uma série de benefícios para o organismo das pessoas de uma forma geral. Uma das principais delas é uma ajuda interessante para o corpo para que exista uma queda na pressão arterial de uma forma geral. Com isso, junto com flavonoides e outros antioxidantes, podem ser muito interessantes na modulação do colesterol. 

Publicidade

A partir da ação das fibras, uma série de outros benefícios também podem ser percebidos no organismo como um todo, como a redução do risco de desenvolvimento de doenças que estão concentradas no sistema cardíaco, bem como o risco de derrames cerebrais. As fibras também favorecem a redução dos triglicerídeos no sangue, bem como promover o aumento da imunidade do corpo de uma forma geral. 

O que são alimentos ricos em fibra?

Diante de todos estes benefícios, se mostra nítida a necessidade que as pessoas realmente devem ter de consumir alimentos que sejam mais ricos em fibra todos os dias. Os alimentos que são considerado ricos em fibras basicamente são aqueles que carregam alto teor desses componentes. Nesta composição, os alimentos que acabam se enquadrando são cereais, tubérculos, frutas, legumes, verduras e feijões.

Alguns alimentos que são considerados ricos em fibras insolúveis são os seguintes: cereais integrais, arroz integral, sementes oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas, frutas com casca e hortaliças. Já alimentos que são considerados como ricos em fibras solúveis são leguminosas, como feijão, lentilha e ervilha, sementes, farelos de aveia, cevada e arroz, frutas e hortaliças também. 

Click Grátis - Notícias
Click Grátis - Notícias Click Grátis - Notícias

Confira uma lista de alimentos que oferecem uma grande concentração de fibras:

flocos e farelo de aveia: 9,1g; farinha de centeio integral: 15,5g; pipoca , sem sal: 14,3g; coentro: 37,3g; abacate: 6,3g; goiaba vermelha com casca: 6,2g; macaúba: 13,4; pequi: 19g; tamarindo: 6,4g; chocolate meio amargo: 4,9g; amendoim torrado salgado: 7,8g; lentilha cozida: 7,9g; pupunha cozida: 4,3g.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.