Click Gratis Café: confira os malefícios e os benefícios desta bebida

Café: confira os malefícios e os benefícios desta bebida

Não podemos negar, o café se tornou uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros no dia a dia. Não apenas por aqui, mas no mundo inteiro o café se tornou uma bebida que possui os mais variados tipos de impactos no cotidiano das pessoas. Afinal de contas, quem nunca utilizou o café como uma desculpa para marcar um encontro com um amigo? Ou quem nunca bebeu na tentativa de obter um pouco mais de energia para concluir uma determinada tarefa?

No Brasil, especificamente, o café se tornou uma bebida tão importante que deu nome até mesmo a um importante período histórico e econômico do país, já que ainda somos um dos maiores produtores e exportadores dos grãos que, depois de diversos processos, se torna o café que consumimos no dia a dia. 

Café: confira os malefícios e os benefícios desta bebida

Café: confira os malefícios e os benefícios desta bebida

Click Grátis - Notícias

Algumas pessoas tomam muito café ao longo do dia, o que pode acabar se tornando um tanto quanto preocupante em relação a saúde. Por outro lado, é fundamental ficar de olho também nas questões benéficas que o café traz para o nosso organismo. 

Benefícios do café para nossa saúde

Ajuda a combater o cansaço

Veja também:

Como a cafeína nos mantém acordados Como fazer café: 5 dicas pra você se destacar no preparo da bebida Confira algumas curiosidades sobre o café

Este é um dos pontos mais importantes e também interessantes da bebida no organismo humanos. O café realmente oferece um conjunto de elementos que ajuda a deixar as pessoas com um nível de energia mais elevado. E isso faz com que as pessoas consigam encontrar forças para fazer determinadas tarefas, especialmente aquelas que envolvem concentração. Para ativar os benefícios, basta tomar a partir de 75 mg de cafeína, o que é equivalente a 1 xícara de café expresso. 

Mantém longe a depressão

Poe mexer com uma série de substâncias do nosso organismo, algumas com ação direta no cérebro, o consumo de café pode ajudar a manter distante uma das doenças mais perigosas da nossa atualidade: a depressão. Isso acontece especialmente em virtude do café mexer diretamente com o humor das pessoas, mas também interfere na disposição e na performance cognitiva. 

Previne determinados tipos de câncer

O câncer é uma das doenças mais problemáticas dos nossos tempos, pois ainda não é possível contar com um medicamento que seja 100% eficaz no combate ao surgimento de tumores em diferentes partes do corpo. Mas algumas pesquisas indicam que determinados elementos que consumimos no dia a dia pode ajudar. E o café está inserido nessa lista. Os estudos indicam que a bebida pode ter um impacto positivo no surgimento de alguns tipos da doença, como mama, ovários, pele, fígado, cólon e reto, pois contém antioxidantes como ácido clorogênico, cafeína, tocoferois, melanoidinas e compostos fenólicos, por exemplo

Estimula a perda de peso

Não estamos falando que as pessoas vão emagrecer apenas tomando café, pois parece promessa de receita milagrosa que nunca funciona. Mas, na teoria, o café pode sim ajudar as pessoas a eliminar peso. Afinal de contas, o café contém com diversas substâncias ativas que podem afetar o metabolismo e estimulá-lo, como é o caso da cafeína, da teobromina, o ácido clorogênico e a teofilina, por exemplo. Mas um outro vilão pode chegar acompanhado com o café: o açúcar. 

Malefícios do café para nossa saúde

Pode aumentar os níveis de estresse

Os mesmos itens que estão presentes no café e que ajudam as pessoas a se manter ativas e que podem também ajudar a manter o bom humor até certo ponto pode levar para um outro lado bastante perigoso. O café, quando consumido em demasia, pode deixar as pessoas tão elétricas que pode levar e sentimentos de ansiedade, irritabilidade, insônia e tensão muscular. E tudo isso também pode acabar levando a um estado de estresse geral.

Aumento dos batimentos cardíacos

Geralmente o aumento dos batimentos cardíacos que é causado por atividades físicas, por exemplo, é bom para o corpo. Mas quando as pessoas não estão realizando movimentos mais efetivos com o corpo e mesmo assim apresenta um aumento nos batimentos elas podem sofrer algumas consequências negativas. Uma das principais é o aumento da pressão arterial, que pode fazer com que existam riscos maiores de um AVC, por exemplo. 

Pode dificultar o momento do sono

Na hora de dormir, o corpo humano realiza uma série de procedimentos para que as substâncias que levam ao sono comecem a ser distribuídas. Mas o café pode atrapalhar tudo, já que a cafeína justamente ajuda as pessoas a se manter energizadas. Por isso, quando as pessoas tomam café de noite, elas podem ter muitas dificuldades para dormir. É preciso ter cuidado, então, com o momento em que a bebida é consumida. 

Últimas