Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Cuidado com o Mosquito

Entenda a relação entre microcefalia e zika

Saiba como age o vírus e quais as consequências para o bebê

Cuidado com o Mosquito|Conteúdo Patrocinado

Também transmitido pelo Aedes aegypti, o vírus zika ficou bastante conhecido e temido no Brasil após a confirmação do Ministério da Saúde de que teria relação com a microcefalia, que afetou vários bebês na região Nordeste em 2015. Mas afinal, o que é a microcefalia? É uma malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada e pode ser provocada por uma série de fatores, como substâncias químicas e agentes biológicos, como vírus, bactérias e radiação.

Vale lembrar que não há tratamento específico para a doença, apenas ações de suporte para auxiliar no desenvolvimento do bebê e da criança. Outro ponto importante é que cada criança desenvolve complicações diferentes, que podem ser respiratórias, neurológicas e motoras. Por isso, cada caso tem suas particularidades e funções comprometidas, e deve ser acompanhado por diferentes especialistas.

Como age o vírus

Após passar pela placenta, o vírus acomete o tecido cerebral e desacelera o crescimento de neurônios e células, causando assim alteração na taxa de crescimento do osso.

De acordo com as pesquisas, o período mais arriscado para a gestante entrar em contato com o vírus é no primeiro trimestre, já que é nesse período que há mais chances deste ou de qualquer outro vírus ultrapassar a barreira placentária. Mas, os cuidados devem ser redobrados durante toda a gestação.


Como é feito o diagnóstico?

A ultrassonografia traz um diagnóstico preciso de microcefalia e pode identificar outras malformações cerebrais que determinam a doença e não estão relacionadas ao zika. Se a mulher for infectada nos dois primeiros meses de gestação, ou seja, entre a 10ª e 12ª semanas, poderá verificar os indícios da microcefalia depois da 30º ou 32ª semanas.

Fontes:


LABOISSIERE, Paula. Brasil tem 1.168 casos confirmados de microcefalia; Nordeste lidera ranking. Agência Brasil, 2016.Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-04/ministerio-da-saude-confirma-1168-casos-de-microcefalia-em-todo-o-pais Acesso em 08/10/2019.

Ministério da Saúde. Disponível em: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/microcefalia. Acesso em 08/10/2019.

Vírus Zika e Microcefalia. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Disponível em:http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/207-viruszika. Acesso em 08/10/2019.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.