Aplicativos ajudam a cuidar das finanças, mas precisam ser confiáveis
Para especialista, é preciso verificar se plataforma funciona como serviço ou só divulga empresa
Economia|Do R7*
Bom dia!
Existem muitos aplicativos atualmente que podem ajudar as pessoas a deixarem as contas em ordem.
Alguns são relacionados a questões trabalhistas, como a plataforma Cálculos Tributos PJ, que te ajuda a descobrir se vale mais a pena trabalhar via contratação CLT ou como pessoa jurídica em determinada situação.
Entretanto, o coordenador de estudos econômicos da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel Ribeiro, alerta que é preciso sempre verificar se a plataforma possui "isenção", ou seja: se é oferecida como um tipo de serviço ou feita para divulgar uma empresa.
Está com o bolso apertado? Confira dicas de como cuidar da sua grana
Na opinião dele, um exemplo de aplicativo confiável é o Trabalhista, comentado a pedido do R7 e disponível grátis para o sistema Android.
A plataforma permite que você calcule o quanto é descontado de seu salário CLT taxas como INSS, IRRF (Imposto Nacional Retido na Fonte) e FGTS. A ferramenta também calcula seu salário líquido, a grana recebida durante o período de férias, o 13º salário e quanto de dinheiro você tem direito a receber após a rescisão do contrato.
Segundo o especialista em finanças pessoais, todas essas informações já são dadas ao trabalhador no seu holerite. Entretanto, o aplicativo é útil para quem quer saber tudo isso sobre um emprego que ainda não iniciou ou do qual ainda recebeu ainda seu primeiro salário.
Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia
*Colaborou Arthur Gandini, estagiário do R7