Bovespa volta a subir após sequência de quedas
Principal índice acionário do País avançou 0,63% e encerrou o dia aos 49.861 pontos
Economia|Do R7
Após três quedas consecutivas, o principal índice acionário brasileiro fechou o dia no azul nesta quinta-feira (11), apoiado na recuperação pontual de ações como do setor financeiro e da influência positiva dos mercados internacionais.
De acordo com dados preliminares, o Ibovespa subiu 0,63%, aos 49.861 pontos. O giro financeiro da sessão somou R$ 6,3 bilhões.
As ações da Petrobras, que chegaram a cair ao redor de 5% na mínima, devolveu grande parte das perdas, após o Ministério Público Federal divulgar as denúncias resultantes da Operação Lava Jato, envolvendo 35 pessoas, sendo 22 vinculadas a algumas das maiores empreiteiras do País.
O papel preferencial da Petrobras fechou em leve queda de 0,1%, enquanto a ação ordinária perdeu 0,7%.
"O mercado interpretou que as denúncias servirão para a tomada de medidas que vão reduzir a influência política na empresa", disse o assessor de investimentos da Renascença DTVM Luiz Roberto Monteiro.
Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas
Em outra frente, os negócios refletiram o tom positivo das bolsas dos Estados Unidos, que também avançavam após três dias no vermelho, reagindo dados apontarem fortalecimento da economia norte-americana.
Gol subiu 3,5%, após o JPMorgan elevar a a recomendação para as ações da companhia aérea ter sido elevada para "overweight" ante neutra. Marfrig e JBS foram destaques positivos, após a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) informar que as exportações de carne bovina do País tiveram faturamento recorde em 2014.
Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas
Ações do setor financeiro foram as que deram mais força ao índice, com destaque para Banco do Brasil e Bradesco, com altas de 4,3% e 2,4% por cento, respectivamente.
Na ponta contrária, Vale seguiu a trajetória negativa recente, acompanhando a queda do preço internacional do minério de ferro ao menor nível em mais de cinco anos.
A TIM Participações caiu 2,3%, depois de ter saltado 11% na véspera com a notícia de que as rivais Oi; Vivo, da Telefonica e Claro, da América Móvil estariam preparando uma oferta conjunta de US$ 15 bilhões pela operadora de telecomunicações.
Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia