Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cogna tem prejuízo de R$140 mi no 2º tri, com alta de evasão e inadimplência por pandemia

EMPRESAS-COGNA-RESULTS:Cogna tem prejuízo de R$140 mi no 2º tri, com alta de evasão e inadimplência por pandemia

Economia|

(Reuters) - A empresa de educação Cogna teve prejuízo no segundo trimestre, fortemente afetada pela queda de receita e aumento da inadimplência diante dos efeitos da pandemia do coronavírus.

A companhia, que reúne as marcas Kroton, Vasta, Saber e Platos, anunciou nesta quinta-feira que teve prejuízo ajustado de 140 milhões de reais, ante lucro de 267 milhões um ano antes.

A receita líquida caiu 21% na comparação anual, para 1,37 bilhão de reais, refletindo queda do faturamento no ensino superior, a maior evasão dos alunos do ensino infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, explicou a empresa.

O resultado operacional medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês), foi negativo em 139,5 milhões de reais, ante 267 milhões positivos um ano antes, também sob influência de itens ligados à compra da Somos, maior provisão para perdas esperadas com calotes no ensino superior e nos produtos de parcelamento.

Publicidade

A Cogna adotou medidas mais restritivas de rematrícula, evitando que débitos antigos fossem renovados, o que no curto prazo gerou aumento da evasão e das provisões para perdas, mas que "a base remanescente é mais saudável e permite resultados em patamares mais sustentáveis no longo prazo", disse a empresa.

A Cogna disse ainda que, como consequência da pandemia, aluno antes resistentes ao ensino digital agora prefere um curso híbrido equivalente, por isso aproveitará "para fazer a maior e mais impactante mudança no segmento de ensino superior já conduzida pela empresa".

Publicidade

A companhia ainda decidiu ainda encerrar a oferta de Parcelamento Especial Privado (PEP) nos processos de captação de alunos a partir de 2021.

(Por Aluísio Alves)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.