Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confiança empresarial interrompe sequência de quatro quedas seguidas e cresce em março

Alta foi guiada pelas avaliações sobre a situação atual, já que as expectativas futuras voltaram a piorar no mês, aponta FGV

Economia|Do R7

Confiança empresarial atingiu 91,8 pontos em março
Confiança empresarial atingiu 91,8 pontos em março Confiança empresarial atingiu 91,8 pontos em março

O ICE (Índice de Confiança Empresarial) subiu 0,7 ponto em março, para 91,8 pontos, interrompendo a sequência de quedas iniciada em novembro do ano passado, mostram dados divulgados nesta sexta-feira (1º) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Apesar da melhora mensal, o indicador engatou a sexta queda mensal consecutiva na comparação trimestral. No período compreendido entre os meses de janeiro e março, o tombo registrado foi de 0,8 ponto.

Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), afirma que parcela expressiva da alta da confiança é explicada pela melhora dos números da pandemia de Covid-19 e seus efeitos sobre as vendas dos setores de comércio e serviços.

A alta da confiança empresarial foi inteiramente determinada pela melhora das avaliações sobre a situação atual em março, já que as expectativas em relação aos meses seguintes voltaram a piorar.

Publicidade

O ISA-E (Índice de Situação Atual Empresarial) subiu 4 pontos, para 92,1 pontos, maior nível desde dezembro de 2021 (95,8 pontos). Já o IE-E (Índice de Expectativas) caiu 0,9 ponto, para 92,4 pontos.

"A nova queda das expectativas lança dúvidas sobre a continuidade da recuperação nos próximos meses diante de um cenário de incerteza com relação ao impacto do conflito bélico entre Rússia e Ucrânia na economia mundial e do efeito esperado das altas de juros sobre a demanda interna", avalia Aloisio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.