Imposto de Renda 2022

Economia Declaração do IR 2022 pode ser feita no computador ou celular

Declaração do IR 2022 pode ser feita no computador ou celular

Prazo da entrega começa na segunda-feira (7) e vai até 29 de abril; programa poderá ser baixado também em 7 de março

  • Economia | Do R7

Programa da declaração do IR 2022 poderá ser baixado a partir de 7 de março

Programa da declaração do IR 2022 poderá ser baixado a partir de 7 de março

Portal Correio

O contribuinte poderá enviar a partir da próxima segunda-feira (7) a declaração do Imposto de Renda 2022. A Receita Federal espera a entrega de 34,1 milhões de documentos até o final do prazo de entrega, em 29 de abril.

O Programa IRPF 2022 poderá ser baixado também a partir do dia 7 de março no site da Receita Federal, no endereço: www.gov.br/receitafederal/pt-br.

Para os dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o acesso pode ser feito pelo serviço Meu Imposto de Renda, disponível por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, nas lojas de aplicativos Google Play, para o sistema operacional Android, ou App Store, para o sistema operacional iOS.

Pelo computador, o programa pode ser acessado no serviço Meu Imposto de Renda, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) que pode ser acessado no endereço: eCAC - Centro Virtual de Atendimento (fazenda.gov.br)

Com a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida, por meio de todas as plataformas disponíveis, os contribuintes que tenham níveis de segurança alto na plataforma gov.br (níveis ouro e prata) poderão usar esse modelo, que permite iniciar a declaração já com várias informações úteis que facilitam o preenchimento.

A declaração pré-preenchida estará disponível a partir do dia 15 de março. Antes, a facilidade era limitada a quem tinha certificado digital.

A partir desta quinta-feira (3), começam a ser habilitados os serviços de Imposto de Renda com conta no site do governo federal.

Outra novidade deste ano é o recebimento da restituição e o pagamento de Darf via Pix. Para receber a restituição do Imposto de Renda por meio de pagamento eletrônico, é preciso que a chave Pix seja o CPF do titular da declaração. Não será permitida chave Pix de telefone, email nem chaves aleatórias, apenas o CPF.

Também será possível pagar com Pix o Darf emitido pelo programa do Imposto de Renda quando houver imposto a pagar. O Darf vai ser emitido com o QR Code, facilitando o pagamento. A data e a ordem do crédito da restituição seguem as priorizações ​instituídas em lei.

A imagem foi removida

Últimas