Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Divulgações dos bancos sobre clima envolverão métricas e metas a partir de 2022, diz Campos Neto

BACEN-SUSTENTABILIDADE-CAMPOS:Divulgações dos bancos sobre clima envolverão métricas e metas a partir de 2022, diz Campos Neto

Economia|

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que as informações obrigatórias que as instituições financeiras terão que divulgar sobre aspectos relacionados ao clima envolverão métricas e metas a partir de 2022.

"A expectativa é que as instituições financeiras publiquem esse relatório anualmente até junho de 2023, com informações de até dezembro de 2022", disse ele.

Através de um vídeo gravado, Campos Neto participou na manhã desta terça-feira do evento "Mandating private sector climate risk disclosures", promovido pelo Climate Disclosure Standards Board (CDSB) e New Zealand Foreign Affairs & Trade no âmbito da COP26.

Ele pontuou que em setembro o BC já tornou obrigatório às instituições financeiras divulgar informações sobre clima como parte de seus relatórios financeiros. Essa primeira fase, contudo, envolverá apenas aspectos qualitativos do tema, com a abordagem quantitativa ficando para o próximo ano.

Publicidade

O presidente do BC avaliou que questões climáticas e do meio ambiente há muito têm sido tópicos importantes na agenda internacional, mas ganharam ainda mais relevância depois da pandemia.

Ele afirmou ainda que a autoridade monetária precisa estar na dianteira em relação ao assunto já que questões de sustentabilidade têm potencial de afetar dois mandatos do BC: política monetária e estabilidade financeira.

(Por Marcela Ayres)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.