Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dólar começa o mês em alta e fecha a R$ 5,65, maior nível em dois anos e meio

A moeda americana acumulou altas de 6,43% em junho e de 15,14% no primeiro semestre, o maior salto neste ano entre os emergentes

Economia|Do R7


Expectativa por taxa de juros faz dólar subir Arquivo/Agência Brasil

O dólar começou o mês de julho em alta. Nesta segunda-feira (1º), a moeda americana subiu 1,15%, a R$ 5,65. É o maior valor de fechamento desde o dia 11 de janeiro de 2022. Incertezas no cenário econômico local e internacional são um dos motivos para a alta.

Além disso, houve reação após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticar de novo a autonomia do Banco Central, medida que foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2021. De acordo com o petista, quem quer a instituição com essa configuração é o mercado financeiro.

“Quem quer o Banco Central autônomo é o mercado, que faz parte do Copom, que determina meta da inflação, que determina política de juros. Eu tive um Banco Central independente. O [Henrique] Meirelles ficou oito anos no meu governo e teve total independência para fazer ajustes sem que o presidente da República se metesse”, disse.

A moeda americana acumulou altas de 6,43% em junho e de 15,14% no primeiro semestre, o maior salto neste ano entre os emergentes relevantes e também a mais alta variação ante o real desde 2020.

Publicidade

Investidores locais olham também uma nova piora nas expectativas de inflação para este ano no Boletim Focus, embora para 2025, que está na mira do Banco Central, a projeção para IPCA tenha ficado estável.

No Focus, a mediana para o IPCA de 2024 passou de 3,98% para 4%, já 1 ponto porcentual acima do centro da meta, de 3%. Um mês atrás, era de 3,88%.

Publicidade

Na sexta-feira, os juros futuros subiram, encerrando a semana, o mês e o semestre nas máximas registradas desde abril e maio do ano passado em meio às incertezas fiscais no Brasil.

*Com Estadão Conteúdo




Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.