Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inmetro pede atenção e dá dicas para consumidor não ser enganado nas compras de Páscoa

Peso de produtos que já vêm embalados, como ovos de chocolate e peixes congelados, é um dos itens que deve ser verificado

Economia|Agência Brasil

Consumidor deve ficar atento ao peso de produtos que vêm embalados
Consumidor deve ficar atento ao peso de produtos que vêm embalados Consumidor deve ficar atento ao peso de produtos que vêm embalados

Os consumidores que ainda vão fazer as compras para as festas da Páscoa precisam redobrar a atenção na hora em que forem escolher os produtos para colocar no carrinho. O alerta é do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que dá dicas para que todos possam evitar 'levar gato por lebre'.

As principais informações do instituto se referem ao peso líquido dos produtos que já vêm embalados, à regulagem das balanças dos estabelecimentos que vendem mercadorias por quilo, e a brindes e brinquedos que acompanham alguns alimentos, como ovos de chocolate. 

Marcelo Moraes, diretor de metrologia legal do Inmetro, diz que a medição requer muita atenção, porque as informações da embalagem podem causar confusão. “O consumidor tem que observar o peso líquido do que está comprando, conferir o que está indicado", ensina. 

Peso líquido é a quantidade de produto que o consumidor está realmente levando. Os ovos de Páscoa, por exemplo, além do peso, apresentam uma numeração que serve somente de referência para o fabricante.

Publicidade

“Aquele número é comercial”, informa Moraes, completando que a numeração maior não significa necessariamente que o produto pesa mais, já que cada marca adota uma escala de tamanho diferente.

O peso líquido indicado na embalagem dos ovos de Páscoa deve mostrar quantos gramas de chocolate o produto tem. “Não considera nem a embalagem, nem o brinquedo que, eventualmente, vem dentro daquele ovo”.

Publicidade

O consumidor que tiver dúvidas a respeito do peso líquido de algum ovo de chocolate deve, segundo o diretor, entrar em contato com o Inmetro, através da Ouvidoria, pelo número gratuito 0800-285-1818, para fazer uma denúncia. “E então a gente vai ver se estava de acordo ou não.” 

Leia também: O que acontece com quem está obrigado e não declara o IR 2023?

Publicidade

Outra dica para fazer as compras com mais segurança vale para produtos congelados pré-embalados, que podem ser os pescados, como o bacalhau. Moraes chama a atenção também para o peso líquido, que deve estar indicado, de forma clara, no rótulo.

O valor marcado não deve considerar o peso da embalagem, nem a camada de glaciamento, que é uma fina cobertura de gelo que protege o produto. Nos testes realizados em seus laboratórios, o Inmetro usa uma metodologia que verifica o peso líquido descontando a embalagem, contabilizando apenas o produto.

A mesma recomendação vale para os pescados congelados: se houver qualquer dúvida em relação ao peso informado na embalagem, isso deve ser comunicado à Ouvidoria do Inmetro. “Se a gente encontrar alguma irregularidade, vai tomar as providências cabíveis com aquele produtor, importador ou vendedor, exatamente para que o consumidor não tenha problemas”, explicou o especialista.

O cidadão que prefere ver o produto ser pesados na hora também deve ficar atento. A orientação é verificar se a balança do estabelecimento tem etiqueta do Inmetro e se nela consta a frase”Verificado até 2023” ou “até 2024”. Essa informação indica que a balança está pronta para uso. Também é relevante observar se o equipamento está lacrado, ou se lacre foi violado.

Brinquedos

Se o ovo de Páscoa vier 'recheado' com algum brinquedo ou outro tipo de brinde, é obrigatório que a embalagem contenha a frase: “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”. Além disso, o produto, que normalmente é voltado para o público infantil, deve apresentar selo do Inmetro.

A adequação do brinde à faixa etária da criança também é um dado importante, que precisa da atenção dos adultos. O diretor do instituto aconselha os pais e responsáveis a conferir se a embalagem dos ovos de chocolate informa para qual faixa etária o brinquedo é destinado ou, se for o caso, se há uma frase indicando que o brinde não tem restrição de idade.

Leia também

De acordo com o Inmetro, nunca deve ser oferecido um brinquedo para crianças com idade inferior à recomendada pelo fabricante. O instituto certifica que o brinquedo é seguro para uma determinada faixa etária, portanto, o que é adequado para a criança de determinada idade, pode não ser seguro para as menores, como bebês, por exemplo. “Esse ponto depende do consumidor”, destacou Moraes

Ele diz que é preciso, ainda, estar alerta às embalagens e acessórios. Pais e responsáveis devem ter cuidado na hora de passar as embalagens dos ovos de Páscoa para as crianças, pois elas podem oferecer riscos se tiverem arames, grampos, barbantes, cordões ou sacos plásticos. O objetivo é evitar possíveis ferimentos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.