Lockhart, do Fed, prevê que alta de juros pode ocorrer "em não muito tempo"
Economia|Do R7
O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em Atlanta, Dennis Lockhart, previu hoje que a instituição está numa posição de elevar juros em breve.
Lockhart disse que concordou com a decisão do Fed, na semana passada, de manter os juros básicos inalterados, mas ressaltou que o comunicado da autoridade monetária deve ser interpretado como uma sinalização de que um aumento das taxas poderá vir no futuro próximo.
"A expressão - por enquanto - apareceu no comunicado sugerindo, na minha visão, que uma mudança na política poderá ocorrer em não muito tempo", comentou Lockhart. "No entanto, eu apoiei o consenso de que, antes de tomar a próxima medida, faz sentido ver um pouco mais de evidências de progresso em direção aos nossos objetivos de política estatutários."
Projeções econômicas divulgadas pelo Fed, também na semana passada, indicam que seus dirigentes pretendem elevar juros uma vez antes do fim do ano, provavelmente em dezembro.
Lockhart disse também que a atual taxa de desemprego dos EUA, de 4,9%, está próxima da situação de pleno emprego, o que significa que o mercado de trabalho está operando com força total. Ele notou, porém, que a inflação está abaixo da meta de 2% do Fed há mais de quatro anos.
Lockhart comentou ainda que o crescimento dos EUA foi fraco no primeiro semestre, mas previu que o Produto Interno Bruto (PIB) do país deverá ganhar força no terceiro e quarto trimestres e encerrar o ano com expansão ligeiramente abaixo de 2%.
Lockhart, que não vota nas reuniões de política monetária do Fed este ano, anunciou recentemente que deixará o cargo na distrital de Atlanta no fim de fevereiro. Fonte: Dow Jones Newswires.