Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lucro líquido da Cosan sobe 68,4% no 1º tri para R$345,7 mi

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - A empresa de infraestrutura e energia Cosan reportou nesta quinta-feira lucro líquido de 345,7 milhões de reais no primeiro trimestre de 2018, alta de 68,4 por cento na comparação anual, fruto de melhorias no desempenho operacional de todas as linhas de negócio, bem como de menores despesas financeiras do período.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado atingiu 1,3 bilhão de reais, alta de 11 por cento na comparação anual.

A Cosan afirmou que o volume vendido na Raízen Combustíveis, integrante da joint venture com a Shell , seguiu acima da média do mercado, "suportado pelo foco no relacionamento sustentável com a rede de postos revendedores".

Na Raízen Energia, maior produtora de açúcar e etanol do Brasil, acelerou a venda de produtos no último trimestre da safra de cana 2017/18, encerrando a temporada "com a entrega do guidance, mesmo com a deterioração do preço do açúcar".

Publicidade

A Cosan afirmou que as vendas da Comgás continuaram crescendo "com consistência, reflexo da conexão de novos clientes e maior atividade industrial".

A empresa informou ainda que a geração de caixa livre proforma (FCFE) da Cosan totalizou 1,8 bilhão de reais no período, enquanto a alavancagem caiu para 1,5 vez a dívida líquida/Ebitda proforma.

Publicidade

None

MUDANÇA NA MOAGEM

Publicidade

A Cosan manteve nesta quinta-feira projeções para a receita líquida (proforma) para o ano de 2018 em um intervalo entre 50 bilhões e 53 bilhões de reais, contra 49,37 bilhões de reais no ano passado.

A geração de caixa medida pelo Ebitda (proforma) do grupo Cosan deverá ficar entre 4,9 bilhões e 5,4 bilhões de reais, ante 5,13 bilhões de reais em 2017.

Já a Raízen Energia deverá moer entre 62 milhões e 66 milhões de toneladas de cana na safra 2018/19, versus intervalo de 63 milhões e 67 milhões de toneladas na previsão anterior, ante 61,2 milhões na safra 2017/18, encerrada em março.

Apesar da ligeira mudança na previsão de moagem, que levou em conta o clima mais seco observado no início da safra, "o que afetou a produtividade agrícola em algumas regiões", o guidance para a produção de açúcar e etanol foi mantido.

A Raízen Energia deverá produzir entre 4,2 milhões e 4,6 milhões de toneladas de açúcar em 2018/19, ante 4,3 milhões de toneladas na safra anterior, e entre 2,3 bilhões e 2,6 bilhões de litros de etanol, versus 2,2 bilhões na temporada passada.

None

(Por Roberto Samora)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.