Mutirões para quitar dívidas são realizados em 4 capitais: São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Recife
Feirão Limpa Nome tem versões online e presencial; a primeira vai até o dia 30, e a segunda tem dois períodos: de 7 a 11 e de 21 a 25
Economia|Do R7
Mesmo com a diminuição da inadimplência no Brasil, que era de 30,2% em setembro e passou para 29,7% em outubro, segundo dados da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), ainda há muita gente que tenta chegar ao fim do ano com as contas em dia. Uma oportunidade é o Feirão Limpa Nome, promovido pela Serasa, que é realizado neste mês, nas versões online e presencial.
Só no estado de São Paulo havia quase 17 millhões de endividados em setembro, de acordo com o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, que indicou a existência, no mesmo mês, de mais de 4,8 milhões de pessoas com dívidas só na capital paulista.
Na edição de 2022 do feirão, foram fechados 751 mil acordos de pagamento de dívidas de moradores da cidade de São Paulo, que economizaram cerca de R$ 2,5 bilhões. Considerado todo o estado, foram negociadas 2,3 milhões de dívidas no ano passado, com mais de R$ 6,9 bilhões em descontos.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Neste ano, o feirão online vai até o próximo dia 30. Os descontos oferecidos por mais de 500 empresas estão disponíveis no aplicativo para celular e no site da Serasa, nos quais também são fechados os acordos de pagamento, que podem ser realizados via Pix.
Os credores, entre os quais estão concessionárias de energia, operadoras de telefonia, varejistas, bancos e outras instituições financeiras, oferecem mais de 530 milhões de ofertas, com até 99% de desconto.
Empresas que aderiram ao programa Desenrola Brasil do governo federal estão na plataforma da Serasa, com ofertas para as dívidas com os mesmos descontos, para pagamento à vista.
A agência de informações de crédito também promove feirões presenciais em São Paulo e Salvador, a partir desta terça-feira (7) até o próximo sábado (11), das 9h às 18h, e no Recife e no Rio de Janeiro, entre os dias de 21 e 25, no mesmo horário. Nessas duas últimas cidades ainda não foram confirmados os locais das ações.
Na capital baiana, o Feirão Limpa Nome acontece na praça Irmã Dulce, na Cidade Baixa. Na Grande São Paulo, são oito pontos de atendimento. Na capital, no centro: no largo de Santa Cecília e no largo da Concórdia (Brás); na zona leste: na praça Sílvio Romero (Vila Gomes Cardim); na zona oeste: na praça Melvin Jones (Lapa); na zona norte: na praça Margarida de Albuquerque Gimenez (Santana).
No ABC, no centro de São Bernardo do Campo: no CTR São Bernardo (Rua Padre Lustosa, 48); em Santana de Parnaíba: na avenida Tenente Marques, 5.297, Fazendinha; e no centro de Osasco: na praça Antônio Menck (Bicicletário Largo de Osasco).