Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Neoenergia vê lucro cair 18% no 2° tri com impactos da Covid em distribuidoras

ENERGIA-NEOENERGIA-RESULTADO:Neoenergia vê lucro cair 18% no 2° tri com impactos da Covid em distribuidoras

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica Neoenergia, controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, registrou lucro líquido de 423 milhões de reais no segundo trimestre, com recuo de 18% na comparação com mesmo período do ano passado principalmente devido a impactos do coronavírus sobre as distribuidoras de energia do grupo.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização da companhia (Ebitda), que também tem negócios em geração e transmissão, atingiu 1,1 bilhão de reais, com retração de 19% ano a ano, em meio à queda no consumo e a uma maior inadimplência dos clientes em meio à pandemia.

Em meio ao cenário desafiador para as elétricas, a receita operacional líquida da Neoenergia fechou o trimestre entre abril e junho em quase 6,6 bilhões de reais, estável na comparação com o segundo trimestre de 2019.

O volume de energia injetada na rede das distribuidoras da companhia, que tem concessionárias na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo, recuou 8,95% frente ao mesmo período do ano anterior, impactado por quarentenas para conter a disseminação do vírus que levaram ao fechamento de negócios e a uma forte desaceleração na atividade econômica.

Publicidade

No acumulado dos primeiro semestre, a energia injetada teve retração de 4,3%.

Ainda assim, a Neoenergia fechou o periodo com alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e o Ebitda de 12 meses, em 3,07 vezes, com pouca variação ante 3 vezes no final de 2019.

Publicidade

Em termos de investimentos, a Neoenergia registrou desembolsos de 1,37 bilhão de reais no trimestre, quase 50% mais que em mesmo periodo do ano passado.

A maior parte foi para redes de distribuição, com 796 milhões de reais, enquanto 372 milhões de reais foram para os negócios em transmissão e 165 milhões de reais para projetos de geração renovável.

Publicidade

No acumulado de 2020 até o final do primeiro semestre, os aportes alcançaram 2,3 bilhões de reais, com avanço de 30% ano a ano.

Em meio aos impactos do coronavírus sobre o setor de distribuição, a Neoenergia concordou em aderir a um empréstimo viabilizado pelo governo junto a um grupo de bancos para apoiar as elétricas devido à forte perda de caixa.

As distribuidoras da Neoenergia tomarão 1,66 bilhão de reais junto à Conta-Covid, nome dado pelo governo à operação, que é liderada pelo BNDES mas envolve principalmente instituições financeiras privadas.

Além dos negócios em geração, a Neoenergia possui operações de transmissão de energia e ativos de geração que incluem uma fatia na hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e uma série de parques eólicos no Nordeste.

(Por Luciano Costa)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.