Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Produção de açúcar da UE deve cair devido a ataques de pragas

COMMODS-ACUCAR-EUROPA:Produção de açúcar da UE deve cair devido a ataques de pragas

Economia|

PARIS (Reuters) - A União Europeia caminha para uma queda significativa na produção de açúcar este ano, depois de os campos terem sido devastados por pragas e clima seco, tornando o bloco um importador líquido e pressionando uma frágil indústria de açúcar, disseram analistas.

A produção de açúcar na UE e no Reino Unido deve cair para 16,1 milhões de toneladas, ante cerca de 17 milhões em 2019, principalmente devido à menor produção de beterraba açucareira no maior produtor, a França, estima o grupo de produtores franceses CGB.

A produtividade na França deve cair 15% em comparação com a média de cinco anos, principalmente porque a icterícia transmitida por pulgões devastou campos em todo o país, disse o analista da CGB Timothe Masson.

Junto com uma redução na área de cultivo, isso significa que a produção de beterraba, também usada para fazer etanol, deve cair para 31,7 milhões de toneladas, ante 38,6 milhões em 2019, reduzindo a produção francesa de açúcar refinado de 4,9 milhões para 4,1 milhões de toneladas.

Publicidade

"Você teria que voltar a 2003 para ver produtividades tão fracas", disse Masson.

A produção mais baixa neste ano poderá gerar uma perda para a indústria açucareira francesa de 170 milhões de euros (202 milhões de dólares), segundo ele.

Publicidade

A queda de produtividade no Reino Unido deve ser similar, embora parcialmente compensada por um aumento de 5% na área, disse Arthur Marshall, analista comercial sênior da NFU Sugar. 

Na Alemanha, a produção de açúcar refinado de beterrabas na temporada 2020/21 recém-iniciada está projetado em 4,12 milhões de toneladas, abaixo das 4,23 milhões de toneladas da temporada anterior, segundo a associação do setor WVZ em sua primeira projeção para a safra.

(Por Sybille de La Hamaide em Paris, Michael Hogan em Hamburgo e Nigel Hunt em Londres)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.