Economia Refinaria da Petrobras faz primeiro teste com 'robô cachorro'

Refinaria da Petrobras faz primeiro teste com 'robô cachorro'

Equipado com câmera zoom e termográfica, laser scan e gravador de som, o robô pode atuar em inspeções pré-programadas

Robô que tem formato semelhante a um cachorro é usado em teste na Revap

Robô que tem formato semelhante a um cachorro é usado em teste na Revap

Divulgação/Petrobras

A Revap (Refinaria Henrique Lage), em São José dos Campos, realizou os primeiros testes com o “robô Anymal D”, desenvolvido para inspeção em áreas industriais de refinarias e plataformas marítimas.

O treinamento capacitou cerca de 20 empregados de diferentes unidades da companhia. Com os conhecimentos obtidos, as equipes da Petrobras planejam fazer mais testes para explorar as oportunidades que o equipamento traz para as operações, inclusive em ambiente offshore a partir de janeiro de 2023.

O equipamento tem formato semelhante a um cachorro, com design que permite subir e descer escadas, desviar de obstáculos e parar caso detecte algo próximo se movimentando. Segundo a Petrobras, é o primeiro robô quadrúpede do mercado e conta com tecnologia embarcada que permite ler informações de instrumentos (analógicos e digitais), gerando relatórios.

Equipado com câmera zoom e termográfica, laser scan e gravador de som, o robô pode atuar de forma autônoma em inspeções pré-programadas.

O robô é fabricado pela empresa suíça Anybotics, com a qual a Petrobras assinou contrato para participar do programa de early adopters do Anymal X, versão do robô direcionada a ambientes sujeitos à presença de atmosferas explosivas, com lançamento comercial previsto para 2023.

Últimas