Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Santander Brasil tem lucro acima do esperado com tarifas e provisão menor

BANCOS-SANTANDER-BR-RESULTADO:Santander Brasil tem lucro acima do esperado com tarifas e provisão menor

Economia|

Por Carolina Mandl

SÃO PAULO (Reuters) - O Santander Brasil superou as estimativas de lucro do quarto trimestre, com o balanço divulgado nesta quarta-feira, mostrando queda nas provisões para créditos de liquidação duvidosa e aumento nas receitas de tarifas.

O lucro líquido recorrente do Santander Brasil no quarto trimestre foi de 3,958 bilhões de reais, um aumento de 6,2% em relação ao ano anterior e acima da estimativa de analistas apurada pela Refinitiv de 3,716 bilhões de reais.

As provisões para perdas com empréstimos, líquidas de recuperações, também diminuíram 3,4% no quarto trimestre, para 2,883 bilhões de reais. Ao longo do ano passado, o Santander Brasil fez reservas para perdas menores do que seus pares para enfrentar a crise econômica decorrente da crise do coronavírus.

Publicidade

Apesar do ambiente mais desafiador para os produtos bancários, de seguros até cartões de crédito, as receitas de prestação de serviços cresceram 6,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A carteira de crédito aumentou em 3,6% no trimestre, principalmente no crédito para pessoas físicas e pequenas empresas, enquanto a inadimplência do banco se manteve em 2,1%.

Publicidade

O Santander Brasil apresentou rentabilidade sobre o patrimônio líquido de 20,9%, uma redução de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior.

O banco também se concentrou em um programa de corte de custos, reduzindo as despesas operacionais do quarto trimestre em cerca de 2% na comparação anual. A força de trabalho do Santander se reduziu em 3.220 funcionários em 2020, encerrando dezembro em 44.599.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.