Imposto de Renda 2022

Economia Tira-dúvidas IR 2022: como declarar plano de saúde de dependente?

Tira-dúvidas IR 2022: como declarar plano de saúde de dependente?

Leitores podem enviar perguntas por email ou pelas redes sociais do R7, que serão respondidas em parceria com o CRCSP

  • Economia | Do R7

Prazo de entrega começou no dia 7 de março e vai até 29 de abril

Prazo de entrega começou no dia 7 de março e vai até 29 de abril

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O R7, em parceria com o CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), responde a dúvidas dos leitores sobre o IR 2022. Para participar, basta enviar a pergunta por email — economia-R7@sp.r7.com — ou pelas redes sociais do R7 — Facebook ou Instagram. O prazo para a entrega da declaração termina no dia 29 de abril.

Pergunta: Sou dependente em um plano de saúde coletivo por adesão cuja contratante é a minha esposa. Gostaria de saber se os gastos efetuados por mim nesse plano de saúde podem ser declarados em meu nome na declaração de Imposto de Renda ou somente ela pode declarar os gastos do plano coletivo, incluindo-me como dependente na declaração dela? (Igor Araújo)

Resposta: Na hipótese de apresentação de declaração em separado, são dedutíveis as despesas médicas ou com plano de saúde relativas ao tratamento do declarante e de dependentes incluídos na declaração, cujo ônus financeiro tenha sido suportado por um terceiro, se este for integrante da entidade familiar, não havendo, nesse caso, a necessidade de comprovação do ônus. Entretanto, se o terceiro não for integrante da entidade familiar, há que se comprovar a transferência de recursos para este, de alguém que faça parte da entidade familiar.

A imagem foi removida

Últimas