Imposto de Renda 2022

Economia Tira-dúvidas IR 2022: 'Pagar conta da minha mãe pode dar problema?'

Tira-dúvidas IR 2022: 'Pagar conta da minha mãe pode dar problema?'

Leitores podem enviar perguntas por email ou pelas redes sociais do R7, que serão respondidas em parceria com o CRCSP

  • Economia | Do R7

O prazo para entregar a declaração começou no dia 7 de março e vai até 29 de abril

O prazo para entregar a declaração começou no dia 7 de março e vai até 29 de abril

ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO-31/05/2021

O R7, em parceria com o CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), responde a dúvidas dos leitores sobre o IR 2022. Para participar, basta enviar a pergunta por email — economia-R7@sp.r7.com — ou pelas redes sociais do R7 — Facebook ou Instagram. O prazo para a entrega da declaração termina no dia 29 de abril.

Pergunta: Por conta da pandemia, passei a pagar as contas da minha mãe para ela não precisar ir ao banco várias vezes. Ela ia ao caixa eletrônico, sacava o que queria, transferia o dinheiro das contas para mim e eu pagava os boletos no aplicativo do meu banco (água, luz, IPTU etc).

 Aí fiz uma pasta na nuvem com todos os boletos e comprovantes para ela poder ver no celular. Quero saber se isso pode dar problema em relação ao meu IR de 2022 ou problema no futuro? 

Obs.: ela não é minha dependente econômica. Combinamos assim, pois ela tem medo de usar o aplicativo do banco e bloquear a conta, como já ocorreram outras vezes. (Natália Cunha Nascimento)

Resposta: Não há problemas, pois está tudo documentado. Faça as declarações normalmente e, caso seja contestado algo, você terá como provar que os valores depositados eram reembolsos de contas que você pagou para sua mãe.

A imagem foi removida

Últimas