Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Tira-dúvidas IR: Onde devo lançar o valor do imposto retido no resgate do plano de previdência?

A reportagem do R7 recebe emails com perguntas de leitores do portal, que são respondidas em parceria com o CRCSP

Economia|Do R7

Aprenda a declarar o imposto retido na fonte
Aprenda a declarar o imposto retido na fonte

O R7 recebe, desde 15 de março, emails com dúvidas de contribuintes sobre a declaração do Imposto de Renda 2023, que foram respondidas em parceria com o CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo). No último dia do prazo para transmitir o documento à Receita, são publicadas questões que podem ajudar quem ainda precisa fazer a declaração.

Pergunta:Realizei o resgate de um plano de previdência complementar fechado e tive os valores referentes aos impostos retidos na fonte. Minha dúvida é sobre o campo em que devo lançar essas informações na DIRPF (Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física). (Luiz Ernandes Silva Oliveira)

Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Resposta: Senhor Luiz Ernandes, o rendimento deverá ser informado na ficha de rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica, que tem um campo para lançar o montante que foi resgatado e o imposto retido na fonte que incidiu sobre esse resgate.

Essas informações são fornecidas pela própria empresa que administra o benefício, por meio do Informe de rendimentos.

A declaração do Imposto de Renda 2023 pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu Imposto de Renda ou pelo Programa do IRPF 2023.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.