Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trabalhador com cadastro incompleto deve pedir liberação do recurso

Aqueles que não utilizaram o saque emergencial em 2020 podem precisar atualizar o cadastro para receber o pagamento

Economia|Do R7

A maior parte dos trabalhadores recebe pagamento automaticamente
A maior parte dos trabalhadores recebe pagamento automaticamente A maior parte dos trabalhadores recebe pagamento automaticamente (Marcello Casal JrAgência Brasil)

O pagamento de até R$ 1.000 do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é feito automaticamente pela Caixa, na conta poupança digital em nome do trabalhador, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. 

Mas uma parte dos trabalhadores não está recebendo dessa forma. Segundo a Caixa, aqueles que não utilizaram o saque emergencial em 2020 podem precisar atualizar o cadastro e solicitar o saque no aplicativo FGTS, sem ter de ir a uma agência. 

Para isso, basta baixar o aplicativo, acessá-lo, no menu “Saque Extraordinário”, confirmar/complementar os dados cadastrais e clicar em “Solicitar Saque” para a liberação do valor. Nesse caso, o crédito será realizado no Caixa Tem no próximo pagamento.

Os pagamentos, que começaram em 20 de abril e vão até 15 de junho, seguem calendário de acordo com o mês de aniversário. 

Continua após a publicidade

Quem tem direito

Neste ano, cada trabalhador poderá retirar até R$ 1.000, independentemente do número de contas que tenha no fundo. O valor ficará disponível até 15 de dezembro. Se o resgate não for realizado, os recursos voltarão para a conta vinculada do FGTS.

Caso o trabalhador tenha mais de uma conta no FGTS, o saque será feito na seguinte ordem: primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo; em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.

Continua após a publicidade

Quem antecipou o saque-aniversário do FGTS e ficou com o valor bloqueado na conta não poderá retirá-lo nesta etapa. Isso ocorre porque a nova rodada de saques só poderá ser feita para contas com recursos liberados.

Quem não quer receber

O trabalhador também pode optar por não receber o saque extraordinário do FGTS, para que sua conta não seja debitada. Nesse caso, ele deverá acessar o aplicativo FGTS ou se dirigir a uma das agências do banco para informar que não quer receber o crédito.

Continua após a publicidade

Após a realização do crédito na conta poupança social digital, o trabalhador pode, ainda assim, optar pelo desfazimento do crédito automático, também pelo app FGTS, até 10 de novembro de 2022.

Caso o crédito dos valores tenha sido feito na poupança digital do trabalhador e essa conta não seja movimentada até 15 de dezembro de 2022, os recursos serão retornados à conta do FGTS, devidamente corrigidos e sem nenhum prejuízo ao trabalhador.

Canais de atendimento

Pelo App FGTS, os trabalhadores com direito ao saque poderão também consultar a data prevista para pagamento e o valor que será creditado, além de realizar alterações de cadastro para a criação de conta poupança social digital.

Pela página do FGTS é possível consultar se o trabalhador tem direito ao saque extraordinário do FGTS assim como a data de crédito na conta poupança.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.