Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Usina de Belo Monte tem aval para acionar nova máquina e passa a operar com 8,8 GW

Economia|Do R7

SÃO PAULO (Reuters) - A hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar a operação comercial de mais uma unidade geradora, segundo despacho do órgão regulador no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Com a turbina, a 14ª máquina da casa de força principal do empreendimento, a usina no rio Xingu passa a operar com uma capacidade de quase 8,8 gigawatts (GW), o que já a coloca como vice-líder em geração hídrica no Brasil, atrás apenas da usina de Itaipu, um projeto binacional em conjunto com o Paraguai, que tem 14 GW instalados.

Com a nova máquina, a usina ultrapassou Tucuruí, também no Pará, que tem 8,37 GW.

Quando concluída, o que está previsto para acontecer ainda neste ano, Belo Monte será uma das maiores hidrelétricas do mundo, com 11,2 GW instalados, após investimentos de mais de 35 bilhões de reais.

Publicidade

A usina é controlada por um grupo liderado por empresas da estatal Eletrobras, com quase 50% de participação. São acionistas também as elétricas Neoenergia, Cemig e Light, além da mineradora Vale e de fundos de pensão.

A unidade liberada para operação comercial nesta quinta-feira tem 611,1 megawatts em capacidade, segundo o despacho da Aneel.

Publicidade

O leilão da concessão para a construção de Belo Monte ocorreu em 2010, após inúmeras disputas sobre a implementação do projeto, que começou a ser discutido ainda em meados dos anos 70.

None

(Por Luciano Costa)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.