Alunos da Unesp ensinam ciência em aulas online pelo YouTube

Organizado pelo Observatório Astronômico da Unesp, o projeto convida interessados a acompanhar experimentos sem sair de casa

Aulas ao vivo contarão com experimentos práticos

Aulas ao vivo contarão com experimentos práticos

Divulgação/Nasa

O Observatório Astronômico da Unesp criou um programa de conteúdos gratuitos e disponíveis online para incentivar o estudo da ciência durante a quarentena. O projeto é voltado a todos que se interessem pelo assunto, e aborda diversas áreas da ciência.

As aulas acontecem toda sexta-feira até 5 de junho, sempre às 19h30. As aulas abordam como a ciência está presente no dia-a-dia, como  e os experimentos são feitos ao vivo.

Não é necessário se inscrever e não há limites de vagas. Basta acessar o link, que será redirecionado para o site do observatório da Unesp, onde estarão disponibilizados as aulas. Também é possível assistir às gravações das aulas que já foram dadas pelo mesmo endereço.

Importância da ciência

"O projeto é importante porque muitos que estão em casa procuram meios para aprenderem conteúdos de Física numa linguagem acessível, sendo alunos do Ensino Médio ou mesmo pessoas curiosas que desejam aprender mais sobre a Ciência do nosso cotidiano.

O professor também destaca que é uma forma de divulgação científica para ajudar a lecionar. "Temos também professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) assistindo a este curso, pois procuram atualizações e sugestões de como ensinar a física usando experimentos e atividades práticas, que é o diferencial do nosso curso", afirma Rodolfo Langhi, professor responsável pelo projeto.

Oportunidade para os alunos

Os professores das ulas online são alunos do curso de física da Unesp na matéria de Ensino de Física II, lecionada pelo próprio professor Langui. 

"Por isso, é muito importante para eles atuarem neste curso como 'professores', pois já estarão vivenciando a experiência de dar aula, mesmo que virtualmente, algo que até mesmo os atuais professores não estavam acostumados. Então essa ação da parte deles servirá como uma rica experiência profissional", conclui Langui. 

PROGRAMAÇÃO:

08/05/20 das 19:30 às 20:30
A Física do trânsito: como conhecer Física pode salvar sua vida
Professores: Renan, Murilo, Vivian
Conteúdos: Leis de Newton, inércia, ação e reação.

15/05/20 das 19:30 às 20:30
A Física da cozinha: o calor a nosso favor
Professores: Muriel, Julia, Andrei
Conteúdos: Calor, temperatura e trabalho.

22/05/20 das 19:30 às 20:30
A Física da visão: o visível e o invisível no nosso cotidiano
Professores: Luca, Pedro, Rodrigo
Conteúdos: Óptica geométrica, cores, defeitos da visão.

29/05/20 das 19:30 às 20:30
A Física da informação: como as pessoas e as estrelas falam com você
Professores: Victor, José Artigas, Thiago
Conteúdos: Espectro eletromagnético.

05/06/20 das 19:30 às 20:30
A Física do céu: o mundo da Lua em diferentes culturas
Professores: Carlos, Janas, Lucas
Conteúdos: Fases da Lua e eclipses.

*Estagiário R7 sob supervisão de Pablo Marques

Veja também: