Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alunos do ensino fundamental podem participar da olimpíada mirim de matemática

Estudantes do 2º ao 5º ano das escolas públicas municipais, estaduais e federais têm entre 2 de maio e 16 de junho para se inscrever 

Educação|Do R7

Competição será realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas
Competição será realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas Competição será realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas

A Olimpíada Mirim organizada pela Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) para os estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais, estaduais e federais do país vai abrir gratuitamente o período de inscrições para o campeonato, entre os dias 2 de maio e 16 de junho no site.

Segundo os organizadores, nesta edição o objetivo é incentivar o ensino da matemática e transformar a relação das crianças com a disciplina nas séries iniciais, introduzindo aspectos criativos e lúdicos no processo de aprendizagem.

Leia também

Para participar, o responsável pela candidatura deve informar o número total de alunos participantes por nível: mirim 1 (2º e 3º anos do ensino fundamental) e mirim 2 (4º e 5º anos do ensino fundamental). Não é necessário fazer a inscrição nominal de cada estudante.

A competição será realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A primeira fase ocorre em 30 de agosto, e consiste em uma prova classificatória composta de quinze questões objetivas (múltipla escolha). Os alunos classificados nesta etapa poderão participar da segunda fase, em 11 de outubro, também composta de quinze questões objetivas. O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, que são divididos em dois níveis: mirim 1 e mirim 2.

A 1ª Olimpíada Mirim é uma realização do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da B3 Social, da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), além da Sociedade Brasileira de Matemática. A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e pelo Ministério da Educação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.