Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Como ajudar seu filho a ser um profissional do século 21

Expressões artísticas como teatro e música auxiliam a desenvolver habilidades como flexibilidade e criatividade nas crianças e nos adolescentes 

Educação|Karla Dunder, do R7

Crianças nas escolas devem desenvolver habilidades para o século 21
Crianças nas escolas devem desenvolver habilidades para o século 21

Quer saber como ajudar as crianças na escola? Como melhorar o desempenho escolar do seu filho? Invista na formação cultural. As expressões artísticas contribuem para o aprendizado das disciplinas presentes no currículo escolar como matemática, leitura e português. E, também, auxiliam no desenvolvimento das chamadas competências para o século 21, habilidades que o mercado tem esperado dos futuros profissionais.

Confira 5 benefícios do estudo para crianças na fase pré-escolar

Uma pesquisa recente publicada no Estados Unidos pelo jornal Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts aponta que crianças que tiveram contato com música, teatro, dança ou artes visuais no ensino fundamental tiveram um desempenho melhor em matemática e leitura no ensino médio que aqueles que não tiveram contato algum.

Investir em educação para a primeira infância é melhor 'estratégia anticrime', diz Nobel de Economia


“O sistema público de ensino foi criado no século 19, em meio à revolução industrial e as disciplinas mais valorizadas eram aquelas fundamentais para o trabalho”, explica Mariana Breim, diretora de desenvolvimento integral do instituto Península. “Hoje vivemos outra revolução, a tecnológica, e precisamos desenvolver inteligências múltiplas que a arte proporciona”.

Para Lígia Cortez, diretora geral da Escola de Teatro Célia Helena, as artes cênicas dão a possibilidade das crianças e adolescentes expressarem suas emoções. “No teatro, mais especificamente, você precisa se colocar no lugar no outro, lida com a presença física, o contato, o trabalho em grupo e o entendimento de uma história do começo ao fim”, diz. Já a dança proporciona um domínio melhor do corpo.


Cinco dicas para ajudar os pais na adaptação das crianças pequenas

“A arte conecta, trabalha as emoções, o autoconhecimento e proporciona o desenvolvimento dessas habilidades exigidas neste tecnológico século 21 como resiliência, flexibilidade e inteligência emocional”, avalia Mariana.


Mesmo com toda a tecnologia e desenvolvimento da inteligência emocional, a criatividade e a capacidade de criar são habilidades inatas ao ser humano. Características fundamentais para os futuros profissionais que vão assumir o mercado de trabalho nos próximos anos. “A tecnologia não é uma escolha, o mundo já é tecnológico, cabe aos pais e as escolas desenvolverem as competências das crianças”, observa Mariana.

Desenhar ajuda a desenvolver competências para o futuro
Desenhar ajuda a desenvolver competências para o futuro

E para isso não é preciso gastar rios de dinheiro, basta incluir na rotina das crianças algumas atividades que serão ao mesmo tempo divertidas e fundamentais para a formação:

- Leia um livro para o seu filho, conte histórias

- Conheça os museus da cidade

- Leve ao teatro

- Use sucata para montar algo, criar brinquedos,

- Permita que a criança tenha contato com a natureza

- Aproveite os espaços ao ar livre para brincadeiras

- Estimule os desenhos

Parece pouco? Segundo as especialistas, são ações fundamentais para a formação das crianças.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.