Educação Competição que premia estudantes com viagem internacional está com inscrição aberta

Competição que premia estudantes com viagem internacional está com inscrição aberta

Seis equipes vencedoras terão todas despesas pagas para conhecer um centro de inovação no exterior

  • Educação | Do R7

Resumindo a Notícia

  • Podem participar alunos de escola pública e privada do 9º ano ao 3º do ensino médio
  • Inscrições gratuitas devem ser realizadas até o dia 7 de outubro na internet
Semifinal e final ocorrerá na Campus Party, na capital paulista, entre os dias 11 a 15 de novembro

Semifinal e final ocorrerá na Campus Party, na capital paulista, entre os dias 11 a 15 de novembro

Divulgação/ Freepik

O Desafio Liga Jovem, é uma competição nacional para o desenvolvimento de soluções transformadoras a partir do empreendedorismo e do uso da tecnologia na escola. Estudantes do 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, podem participar da disputa, que irá premiar seis equipes vencedoras com uma viagem internacional em 2023, para um centro de inovação.

A iniciativa do Sebrae conta com a parceria do Instituto Ideias de Futuro e terá uma agenda de oficinas específicas gratuitas para ONGs, coletivos, movimentos sociais, associações comunitárias, entre outras organizações de todo o país. A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet até o dia 7 de outubro.

Como participar?

Os estudantes matriculados em escolas públicas, privadas, ONG, coletivos e demais instituições, devem montar grupo de 2 a 5 pessoas, acompanhado de um professor ou tutor responsável e maior de 18 anos. Durante a competição, as equipes inscritas vão participar de missões online e presenciais, que incluem palestras, oficinas e sessões de mentoria com conteúdos didáticos sobre temas ligados à inovação e empreendedorismo com tecnologia.

Ao fim, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do curso. A ideia é que essa formação apoie a criação da solução para resolver um problema da escola ou comunidade em que estão inseridos os participantes, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras tecnologias.

A primeira etapa será realizada de 7 a 9 de outubro na Virada Empreendedora, que será um evento online. Durante três dias, os grupos vão participar de atividades  compostas por palestras, oficinas e mentorias com a finalidade de apoiar os participantes na criação e no desenvolvimento da sua solução, bem como na elaboração do vídeo-pitch do seu projeto. 

Entre os dias 10 e 14 de outubro serão realizadas sessões de mentorias online para tirar dúvidas e receber dicas sobre o desenvolvimento do projeto e do vídeo-pitch, que deverá ser entregue na plataforma do programa até 16 de outubro. As avaliações dos projetos ocorrem entre os dias 17 e 30 do mesmo mês.

Semifinal e final

A semifinal e final ocorrerá na Campus Party, na capital paulista. Serão selecionados até 600 semifinalistas (500 estudantes e 100 professores) ou 100 grupos para apresentar os projetos presencialmente na final, incluindo uma missão com visitas coordenadas aos principais centros de inovação de São Paulo, no período de 11 a 15 de novembro, com as despesas pagas pela organização da competição.

Premiação

Às seis equipes vencedoras do desafio receberão uma viagem internacional para um centro de inovação, com duração de até 10 dias e com as seguintes despesas cobertas: passagens, hospedagens, traslados, alimentação, passeios e monitoria.

Últimas